Ciência
19/09/2022 às 12:00•3 min de leitura
O teaser da nova versão de A Pequena Sereia, da Disney, causou muita comoção recentemente. Isto porque o filme é estrelado pela atriz Halle Bailey, que é negra – enquanto na versão do filme de 1989, a personagem Ariel é uma moça branca de cabelos ruivos.
Apesar da grande celebração por conta da representatividade em ter uma Ariel negra, houve quem torcesse o nariz pela nova versão da personagem ser “diferente da original” – ou seja, do conto escrito por Hans Christian Anderson sobre uma jovem sereia que se sacrifica para casar com um príncipe.
Mas ocorre que há muitas representações de personagens que são muito diferentes dos livros que os inspiraram. Neste texto, contamos 6 destes casos.
(Fonte: Epipoca)
O personagem Tyrion Lannister, um dos favoritos dos fãs em Game of Thrones, foi interpretado pelo ator Peter Dinklage, que foi muito elogiado por sua performance (não por acaso, ele ganhou quatro Emmys).
Mas se formos olhar a versão original de Tyrion imaginada em As Crônicas de Gelo e Fogo, de George RR Martin, notaremos que o personagem é bem diferente no livro. Ele é descrito como um sujeito com cabeça deformada e corpo retorcido. Ou seja, Dinklage é muito bonito para o papel.
(Fonte: Star Brasil)
Psicose, filme de Alfred Hitchcock, é uma adaptação do livro Psicose, publicado em 1959 pelo escritor Robert Bloch. O personagem principal, Norman Bates, encontrou sua representação definitiva na atuação e nos trejeitos do ator Anthony Perkins.
Mas a versão de Bates imaginada pelo autor era bem distinta ao ar certinho de Perkins: ele foi descrito como um homem acima do peso, careca e como alguém que bebia muito.
(Fonte: Cenas de Cinema)
O perturbador filme Um Estranho no Ninho, de 1975, que fala de um fugitivo da prisão que vai parar em uma clínica psiquiátrica, é um dos papéis mais importantes de Jack Nicholson. Ele ganhou o Oscar ao dar vida a Randle Patrick McMurphy, o protagonista do romance escrito por Ken Kesey em 1962.
No entanto, o personagem no livro tem um visual bem diferente ao de Nicholson: ele usa um cabelo longo e ruivo, com cachos desgrenhados. Além disso, ele tem uma cicatriz no nariz e na bochecha.
(Fonte: Omelete)
O filme Um Sonho de Liberdade mostra a amizade entre dois prisioneiros, Andy Dufresne (Tim Robbins) e Ellis Boyd Red Redding (Morgan Freeman). A história é uma adaptação da novela Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, de Stephen King. Acontece que, no livro, o personagem Red – que no filme é vivido por um ator negro – é um sujeito irlandês de cabelo ruivo, pele clara e olhos azuis.
(Fonte: Adoro Cinema)
O personagem Frodo, de O Senhor dos Anéis, foi imortalizado na imagem do ator Elijah Wood. Contudo, sua aparência é bem diferente da que é descrita nos livros por Gandalf: ele é gorducho, com bochechas rosadas e uma covinha no queixo. Além disso, na obra literária ele tem 50 anos de idade.
(Fonte: Poltrona Nerd)
O personagem John Constantine, que é um famoso exorcista nos quadrinhos Hellblazer, da Vertigo, chegou aos cinemas em 2005, interpretado pelo ator Keanu Reeves. Sua aparência no filme é sempre elegante, e ele está quase sempre de gravata, barbeado e com seus cabelos negros bem penteados. Já nas histórias dos quadrinhos, Constantine veste sempre casacos longos meio surrados e seu cabelo é grisalho puxando para o loiro. Já na recente série Sandman, da Netflix, Constantine é uma mulher.