Saúde/bem-estar
20/09/2022 às 11:00•2 min de leitura
A rainha Elizabeth II nasceu no dia 21 de abril de 1926 e 27 anos depois, em 1953, foi coroada após a morte precoce de seu pai. A cerimônia de coroação foi a primeira a ser televisionada e foi vista por 27 milhões de pessoas no Reino Unido e outros milhões em todo o mundo.
Durante as sete décadas em que esteve no trono, Elizabeth II testemunhou a maioria dos grandes eventos históricos do século XX. Abaixo você pode conferir 7 desses momentos.
Elizabeth atuando durante a Segunda Guerra Mundial.
Poucos anos antes de assumir o trono, Elizabeth já estava acompanhando o mais impactante dos acontecimentos do século XX: a Segunda Guerra Mundial. E acompanhou de perto, afinal, ela fez questão de ajudar o Reino Unido no conflito, atuando no Serviço Feminino Auxiliar do Território. Dentre todas as atividades que ela exerceu, foi em reparos mecânicos de equipamentos e veículos, que ela mais se destacou.
Os Beatles em sua primeira turnê nos EUA.
No dia 22 de março de 1963, os Beatles lançaram um álbum chamado Please Please Me. Ali ficou marcado o início da maior banda de rock da história. Na verdade, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr já estavam tocando juntos desde 1960 e faziam sucesso no Reino Unido. Mas foi a partir de 1963 que teve início a chamada Beatlemania. E a rainha acompanhou tudo isso de perto, até o fim da banda, em 1970.
John F. Kennedy poucos momentos antes de seu assassinato.
O assassinato de J.F. Kennedy abalou o mundo em 22 de novembro de 1963. O então presidente dos Estados Unidos foi morto enquanto desfilava em um carro aberto em Dallas, no Texas. Em 1965, a rainha ergueu um monumento memorial em Runnymede, local do selamento da Magna Carta.
Buzz Aldrin na superfície lunar.
A década de 1960 termina com um dos maiores avanços científicos e tecnológicos do século XX. O pouso de Neil Armstrong e Buzz Aldrin na Lua foi acompanhado por 600 milhões de telespectadores em todo o mundo. E a Rainha Elizabeth foi uma dessas pessoas.
Alemães em cima do muro, às vésperas de sua derrubada.
Elizabeth II também viu a Alemanha ser dividida entre a União Soviética e os países ocidentais, após o fim da Segunda Guerra Mundial. A construção teve início em 13 de agosto de 1961 e o muro foi derrubado no dia 9 de Novembro de 1989, depois de 28 anos, também acompanhado pela rainha.
Mandela visitando a London School of Economics em 2000.
Quando Nelson Mandela foi preso em 1962, ele já era um líder político bastante influente na luta contra o apartheid. Assim, quando ele foi solto em 1990, sua popularidade estava mais alta do que nunca, e ele acabou sendo eleito o primeiro presidente da África do Sul após o fim do apartheid. E a Rainha Elizabeth II acompanhou toda essa trajetória.
Rainha Elizabeth II durante seu pronunciamento na BBC.
Depois de sete décadas e quase aos 100 anos de idade, Elizabeth II ainda teve tempo de ver o mundo ser afetado por uma pandemia. Em 23 de março de 2020, o Reino Unido entrou em seu primeiro lockdown e em 5 de abril, a rainha se dirigiu à nação pela BBC. No dia 8 de dezembro de 2020, ela também viu a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19, o que aconteceu na Inglaterra.