Ciência
01/10/2022 às 06:00•3 min de leitura
As cidades são cada vez mais verticais, isto é, ocupadas por espaços de habitação e trabalho predominantemente prediais. Evidentemente, como em tudo na vida, algumas regiões no mundo estão em estágio muito mais avançado, com seu horizonte dominado por grandes construções, os chamados arranha-ceús.
Antes de tudo, é preciso definir o conceito do que é um arranha-céu: o termo deriva do inglês skyscraper, criado no fim do século XIX nos Estados Unidos. Tratam-se de edificações habitáveis com no mínimo 40 andares ou, aproximadamente, 150 metros de altura.
Curioso para descobrir quais são as cidades com maior quantidade desses gigantes de concreto e aço? Você notará que a maioria das presentes na lista está na Ásia, afinal, o continente concentra mais de 70% dos arranha-céus do mundo. Confira os locais com maior concentração.
(Fonte: Unsplash)
Repleta de pontos turísticos, monumentos e parques naturais, Guangzhou também é a 6ª cidade do mundo com maior número de arranha-céus: são 175. Destes, 46 possuem 200 metros ou mais de altura e 10 ultrapassam os 300 metros.
Guangzhou é a terceira maior cidade da China, bastante apreciada por entusiastas de viagens para cidades com muita história, arte e cultura. Além disso, é um dos melhores polos de gastronomia do sul da China. Se for visitar a cidade, aproveite para conhecer o Guangzhou CTF Finance Centre, o sétimo prédio mais alto do mundo, com 530 metros de altura.
(Fonte: Unsplash)
Localizada no litoral do Oceano Pacífico, Xangai tem mais de 20 milhões de habitantes. É a maior cidade do país e um grande centro financeiro global. Está no 5º lugar das cidades com maior número de arranha-céus do mundo, totalizando 180. Deste total, 60 ultrapassam a marca de 200 metros e 5 são maiores que 300 metros de altura.
Xangai é uma cidade afeita aos grandes números. Lá, por exemplo, você pode aproveitar uma das 6913 cafeterias abertas – fazendo dela a cidade com maior quantidade de cafés no mundo. Aproveite para conhecer a Shanghai Tower, o prédio com 632 metros de altura, o maior do país e 3º maior do mundo.
(Fonte: Unsplash)
A partir de Dubai as coisas ficam muito sérias, já que rompemos a marca dos 200 arranha-céus. Cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos, seu horizonte possui nada menos do que 241 desses gigantes. Do montante, 107 são maiores que 200 metros e 28 superam a marca de 300 metros de altura.
Quem visita a cidade, além de se surpreender com a modernidade garantida pelo dinheiro vindo do petróleo, pode visitar o Dubai Mall, maior shopping do mundo, ou ir até o Burj Khalifa, um imponente prédio de 828 metros de altura e 163 andares, considerado o maior do mundo.
(Fonte: Unsplash)
Única cidade não asiática na lista, Nova York conta com um elenco de 303 arranha-céus. Principal cidade dos Estados Unidos, seu horizonte possui 92 construções maiores que 200 metros e outras 15 que extrapolam os 300 metros. Ainda que não lidere a lista, poucos lugares no mundo tem um horizonte tão famoso como o de Nova York.
Como na cidade você pode aproveitar de arte à gastronomia para todos os gostos, a sugestão é visitar o One World Trade Center, construído no local onde ocorreu o atentado às Torres Gêmeas. É o maior prédio dos Estados Unidos e 7º maior do mundo, com 541 metros.
(Fonte: Unsplash)
Shenzhen, na China, fica em 2º lugar na lista com um total de 351 arranha-céus. Deste montante, 121 ultrapassam os 200 metros, enquanto outros 15 são iguais ou maiores que 300 metros de altura.
Ela é considerada uma das cidades que mais cresce no mundo em termos econômicos, tornando-a uma potência na China, especialmente como destino para compras. Sua proximidade com Hong Kong é, certamente, uma das explicações. Ping An Finance Center é seu prédio mais alto (e 5º do mundo), com 599 metros e 115 andares.
(Fonte: Unsplash)
E o topo da lista vai para Hong Kong. A cidade não brinca em serviço, totalizando 546 arranha-céus, sendo 94 maiores que 200 metros e outros 6 ultrapassando os 300 metros. Apesar da imensa quantidade de gigantes, Hong Kong não conta com nenhum prédio na lista dos 10 maiores arranha-céus.
O International Commerce Centre é seu maior edifício, com 484 metros, inaugurado em 2010. É o 12º maior do mundo. Em contrapartida, o hotel presente nos últimos andares da construção está no livro dos recordes como o mais alto do mundo.