Como a música pode te ajudar a aprender um novo idioma

07/10/2022 às 02:002 min de leitura

Você muito provavelmente tem seus próprios gostos musicais ou foi impactado durante sua vida por preferências de amigos, ou familiares, não é? Saiba que você pode usar a música para até mesmo aprender uma nova língua!

A música é uma ótima ferramenta para alunos, pois é acessível para pessoas de todas as idades e quanto mais sua proficiência em um novo idioma aumenta, maior é a apreciação por essa arte. Além disso, pode ser uma maneira fácil de começar a aprender sobre a cultura e a história de um lugar. Eu, por exemplo, na minha adolescência era muito fã da dupla sueca Roxette, e foi traduzindo as letras das músicas que eles cantavam que eu comecei a aprender inglês, o que me motivou a me aprofundar no estudo do idioma! Hoje eu adoro escutar músicas de quase todos os estilos, principalmente rock e pop, e você?

Começando pela música

a(Fonte: Getty Images)

A música é, de longe, uma das introduções mais leves a um novo idioma. Filmes e livros podem parecer assustadores no início, porque queremos captar e entender todos os detalhes — mas a música é diferente, já que podemos apreciá-la sem entender tudo de uma só vez.

A música tem um poder tão incrível que também pode te apresentar como é um lugar, nesse exato momento. Plataformas de músicas como o YouTube e o Spotify, por exemplo, são ótimos lugares para começar a ouvir sons e gírias e se habituar com os idiomas. Garanto que será prazeroso e você terá alguns momentos incríveis de descoberta. Quem sabe não é um começo para aprender uma língua diferente?

Não existe uma maneira certa ou errada de aprender com a música. Se você compreender algumas palavras ou frases novas, isso é ótimo. Se você somente se sentir um pouco mais motivado a estudar, já vale a pena! E, claro, se você quiser usar a música para mergulhar de vez na linguagem, o que não falta é oportunidade.

Aprendendo e curtindo

a(Fonte: Getty Images)

Aprender um novo idioma em geral e até mesmo com música, não deve parecer uma tarefa difícil. Uma dica é começar ouvindo os mesmos gêneros de música que você já gosta. No Spotify, é interessante procurar uma combinação de um país que fale a língua que você está aprendendo e o gênero que quer ouvir. E se você já conhece um pouco da língua, pode tentar alguns termos de pesquisa no idioma também… Na maioria das vezes, as pessoas já criaram uma playlist para isso.

No Duolingo, valorizamos todas as formas de aprendizagem, ainda mais quando elas se tornam divertidas, pois acreditamos que você progride mais quando se diverte. Assim, a música é uma ótima maneira de se familiarizar com o idioma que você está aprendendo e a cultura daqueles com quem você se comunicará.

Para mais inspiração de música e aprendizado de idiomas, confira nossa série de apresentações musicais ''Songs with Duo'' no canal do Duolingo no YouTube, que conta com apresentações de artistas em diferentes idiomas. E, claro, não deixe de praticar o idioma escolhido no app do Duolingo, de maneira fácil, grátis e divertida.

  • Com colaboração de Kevin Kunitake

***

Analigia Martins é diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e na Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Harvard e bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: