Henry Rathbone: o homem que tentou parar o assassinato de Lincoln

10/10/2022 às 09:193 min de leitura

No dia 14 de abril de 1865, o então presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln, a primeira-dama Mary Todd Lincoln, Henry Rathbone e sua noiva Clara Harris passaram a noite no camarote presidencial no Teatro Ford, em Washington D.C. Ao fim da peça que estavam assistindo, John Wilkes Booth entrou silenciosamente na cabine e disparou um único tiro que matou o líder do executivo norte-americano.

O restante do grupo entrou em choque. Porém, Rathbone, que era um oficial militar e amigo da família Lincoln, fez tudo que podia no momento. Ele foi gravemente ferido ao tentar Booth, que escapou de suas mãos e conseguiu pular da sacada do camarote. E se tudo isso não bastasse, esse seria apenas o início de uma trágica história.

A vida de Rathbone

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Henry Rathbone nasceu em uma família rica de Nova York no ano de 1837. Entrou para a política quando virou adulto e logo virou senador ao ser indicado pelo secretário de Estado do presidente Abraham Lincoln. Mais tarde, passou a ter um relacionamento romântico com Clara Harris, filha do juiz da Suprema Corte estadual Ira Harris. 

Ele se juntaria ao Exército da União no início da Guerra Civil para servir como capitão do 12º Regimento de Infantaria, participando de algumas das batalhas mais sangrentas do conflito. No final da guerra, acabou sendo promovido para Major e logo voltou a ter sua vida como político em Washington D.C., onde sua esposa havia se tornado amiga da primeira-dama Mary Todd Lincoln.

Por esse motivo, Rathbone e Clara foram convidados pelos Lincolns para assistir a uma exibição da peça Our American Cousin no Teatro Ford na fatídica noite de 14 de abril de 1865. O que o militar não sabia, no entanto, é que aquele dia mudaria completamente o rumo de sua vida.

Morte de Lincoln e consequências

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Após John Wilkes Booth ter entrado na cabine e ter atirado cuidadosamente em Lincoln no momento exato em que a plateia teria caído na gargalhada com uma frase engraçada da peça, Rathbone testemunhou posteriormente ter pulado na direção do assassino e tentando agarrá-lo.

Neste momento, o autor do crime conseguiu se soltar e o apunhalou no peito com uma faca grande. Mesmo usado todas suas forças para contê-lo, Henry não conseguiu capturar Booth — que escapou pela plateia. Lincoln inevitavelmente morreu pelo ferimento de bala na cabeça na manhã seguinte do crime. Rathbone, apesar de recuperado, jamais se perdoou por não ser capaz de parar o responsável por aquela noite.

Com o passar dos anos, a sua saúde mental deteriorousse rapidamente. Segundo historiadores, o homem teria desenvolvido ataques de neuralgia da cabeça e do rosto, palpitações cardíacas e dificuldades respiratórias. Além disso, Rathbone também passou a ficar paranoico com a ideia de que sua esposa levaria seus filhos embora e que o deixaria por outro homem.

Fim trágico

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar de Clara Harris sempre ter apoiado seu marido o máximo que pode, nada foi capaz de frear as compulsões de seu marido após a família ter se mudado para a Alemanha em 1883 — numa tentativa desesperada de escapar dos olhares de uma imprensa desconfiada. 

Em território internacional, Rathbone só ficou mais paranoico e irritado com o passar do tempo. No dia 23 de dezembro de 1883, ele já estava tão fora de si que pegou em armas pela primeira vez contra sua própria família. Naquela noite, Henry se agarrou a um revólver e foi para o quarto de seus filhos.

Harris conseguiu distraí-lo, levando-o para seu próprio quarto e fechando a porta atrás deles. No entanto, foi lá que ele atacou violentamente sua mulher e atirou contra ela várias vezes antes de esfaqueá-la. Depois, Rathbone virou a faca contra si mesmo e se esfaqueou no peito cinco vezes. Apesar de sua clara intenção de suicídio, ele sobreviveu e foi declarado insano no processo pelo assassinato de sua esposa.

Ele foi enviado para o Provincial Insane Asylum, onde permaneceu por quase 30 anos até ter sua derradeira morte em 14 de agosto de 1911. Sendo assim, Henry Rathbone viu passar pelas mãos a chance de ser o herói da história de Abraham Lincoln para ver de perto a hora de se tornar o vilão da sua própria história.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: