Ciência
15/10/2022 às 06:00•3 min de leitura
O cinema tem grande impacto na nossa vida. Roupas, frases e lugares entraram para o imaginário coletivo por meio de filmes icônicos. Com os carros não é diferente: a sétima arte eternizou alguns veículos, tornando-os símbolos de uma época, por vezes mais do que o próprio longa-metragem representava.
Muita gente pode não lembrar de 60 Segundos, mas certamente tem gravado na memória o personagem de Nicolas Cage atravessando os vidros espelhados de um prédio no comando de um Shelby GT500 Eleanor. O mesmo podemos falar de Ferris Bueller e a Ferrari 250 GT California em Curtindo a Vida Adoidado. Confira outros automóveis eternizados pelo cinema!
(Fonte: Wikimedia Commons)
Sim, o carro que viaja no tempo, de portas que abriam para cima e com design futurístico. Olhar um DeLorean DMC-12 de 1981 é lembrar da franquia De Volta Para o Futuro, assim como assistir um dos filmes da trilogia é pensar neste modelo icônico. Todo geek, nerd ou colecionador certamente sonha com um desses na garagem.
Apesar de ter sido eternizado pelo cinema, a marca de automóveis criada por John DeLorean teve vida curta: fabricou modelos de 1975 até 1982, quando decretou falência. Ao todo, 9200 unidades do DeLorean foram fabricadas, mas só o dos filmes era capaz de viajar no tempo. Uma pena.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O carro do coração de Dominic Toretto, personagem de Vin Diesel em Velozes e Furiosos, é marcante para os filmes de ação. As cenas finais do longa-metragem que inaugura a franquia mostraram um modelo do Dodge Charger R/T 1970 em acrobacias inimagináveis.
Para a tristeza dos fãs deste modelo icônico, no filme, o Dodge Charger preto do protagonista acaba sendo destruído após Toretto bater em um caminhão. De toda forma, não dá para negar que a cena da destruição daquele modelo lindo é inesquecível.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Os Caça-Fantasmas assustaram todo o mundo no Natal de 1984. O filme com Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Winston Zeddemore arrecadou quase US$ 300 milhões, e ajudou a eternizar o Cadillac Miller-Meteor ano 1959.
No longa-metragem, o carro recebeu o título de Ecto-1, sendo utilizado para carregar os equipamentos dos caçadores, além de na perseguição aos fantasmas pela cidade. Até 2004, o Ectomobile participou dos famosos desfiles da Macy's de Nova York, além de ganhar réplicas comercializadas para colecionadores e fãs.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Quando um carro ganha apelido, podemos concordar que ele se tornou um ícone, certo? Se Meu Fusca Falasse hoje é apenas um clássico do final dos anos 1960, mas ele foi o responsável por eternizar o Herbie. Nunca ouviu falar? E se eu te disser do Fusca, ou Fusquinha?
Pois é, o longa-metragem produzido pela Disney, que se tornou uma franquia muito popular até o início dos anos 1980, deixou o modelo 117 do Fusca, ano 1963, famoso. Era branco pérola, com faixas que se estendiam ao longo do centro do veículo, além do número 53 na lateral e no capô.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Ainda que não seja peça central de Jurassic Park, o Ford Explorer XLT UN46 de 1994 entrou para a história do cinema. O carro era utilizado pelos cientistas e pela equipe do parque no longa-metragem no título que deu origem à franquia. Sim, os demais filmes tiveram seus carros, com design e pintura específicos.
Todavia, nenhum foi tão emblemático quando este modelo da Ford, com seu para-choques e faróis de milha, além das cores alegres que lembram uma bandeira toda colorida. Uma das cenas mais emblemáticas do filme resulta na destruição do modelo – o que não significa que nos parques da Disney você não possa ver um deles.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Difícil imaginar outro personagem do cinema tão marcante na cultura popular quando James Bond. O 007 é o maior agente secreto do mundo, mas não foram apenas os atores, os ternos ou a estética que entraram para o imaginário popular, a franquia de filmes também ajudou a perpetuar o modelo Aston Martin DB5 de 1964.
Ok, ele não aparece em todos os títulos do agente secreto, mas surgiu nas telas nos clássicos Goldfinger, Thunderball, Goldeneye e Skyfall. O sucesso fez a montadora criar alguns modelos com ferramentas que James Bond utilizava nos filmes. No total, existem 25 unidades do que poderíamos chamar de "o carro do 007" rodando por aí.