Por que o Gênio de Aladdin é azul?

04/11/2022 às 02:002 min de leitura

Trinta anos atrás, a Disney apresentava toda uma geração a Aladdin, o filme que contava a história do personagem titular e sua aventura ao lado do poderoso Gênio da Lâmpada. Na época, o sucesso foi tão grande que a produção chegou até mesmo a ser a maior bilheteria dos cinemas em 1992.

Grande parte da receita de sucesso era o tal Gênio, na época eternizado pelo inesquecível Robin Williams, que protagonizava algumas das sequências mais loucas e divertidas de toda a produção. Mas, além de suas maluquices, outro aspecto do poderoso personagem chamou bastante atenção: sua pele azulada.

Por que a pele do Gênio é azul?

Antes de mais nada, é preciso lembrar que a história contada pela Disney não era uma criação própria. Na realidade, a gigante do entretenimento adaptou um conto do compilado de histórias do Oriente Médio conhecido como As Mil e Uma Noites. A trama original também era sobre um rapaz que entrava em uma caverna mágica e encontrava um poderoso gênio que, por sua vez, ajudava o jovem conquistar o amor da princesa.

Como sempre, a adaptação da Disney tomou algumas liberdades, alterando diversos aspectos do conto original — entre eles a cor da pele do simpático Gênio, característica esta que foi mantida no remake em live action, lançado em 2019, agora com Will Smith no papel.

A Disney manteve o visual azul do Gênio da Lâmpada no remake live action, lançado em 2019A Disney manteve o visual azul do Gênio da Lâmpada no remake live action, lançado em 2019

Usar a cor azul foi algo totalmente intencional e visava explicitar o alinhamento moral do personagem, como explicou Eric Goldberg à Smithsonian Magazine. Segundo ele, os tons de "vermelho e as cores escuras eram as cores das pessoas ruins", enquanto que "os azuis, turquesas e cianos eram as cores das pessoas boas". Este esquema de colorização é realmente bastante evidente, com o vilão Jafar usando trajes em vermelho e preto, enquanto Aladdin usava branco e roxo. Já a princesa Jasmine vestia turquesa e o Gênio, como bem sabemos, tinha a pele azul

E não para por aí: o azul no longa tem ainda mais significados, como explica o designer de produção Richard Vander Wende, responsável pela seleção de cores para a animação de 1992. "Certos tons de azul em miniaturas persas e em azulejos de mesquitas se destacam de forma brilhante no contexto do deserto ensolarado", disse Wende. Segundo ele, o azul do céu e da água "conotam a vida, liberdade e esperança em um ambiente hostil".

Dessa forma, podemos inferir que, no final das contas, a pele azul do Gênio remete não apenas à bondade em seu coração, mas também à esperança de tempos melhores para Aladdin, Jasmine e todo o povo de Agrabah.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: