Estilo de vida
19/11/2022 às 10:00•3 min de leitura
Todas as pessoas que têm uma fé e seguem uma religião estão cientes da máxima de que seguir seus dogmas e regulamentos é mais importante do que o local onde você professa a fé, pois seu deus estará em qualquer ambiente. Isso, no entanto, não significa que ter um templo religioso para estar em comunhão não seja do interesse dessas pessoas.
Acontece que muitas religiões acabam por chamar a atenção mais pela excentricidade do que por outra coisa, e não estamos falando sobre comportamento. Por essa razão, preparamos uma lista inusitada, recheada dos mais estranhos templos religiosos do mundo. É de espantar. Confira.
(Fonte: Wikimedia Commons)
A lista já chega com uma voadora com os dois pés no peito. Ou soltando penas. Em uma floresta na região de Magelang, na Indonésia, Daniel Alamsjah sonhou cum uma pomba empoleirada no alto de uma colina, além de uma voz que lhe orientava a construir um local de culto.
Caminhando certa vez, ele avistou uma colina muito semelhante a que havia visto em seu sonho. Foi então que decidiu montar um projeto arquitetônico para um templo em formato de ave. Conhecida como Gereja Ayam (algo como "Igreja da Galinha"), ela não é propriamente uma igreja, pois não está atrelada a nenhuma religião.
Segundo Alamsjah, é um espaço de oração para pessoas de qualquer fé. Sobre a mudança de pomba para galinha, ele afirma que a inclusão de uma coroa no alto da "cabeça" da ave fez com ela se assemelhasse a uma galinácea.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Localizada na cidade de Shiraz, no Irã, a mesquita Shah Cheragh é impressionante e excêntrica — e, obviamente, isso não tem nada de negativo. Seu nome pode ser traduzido como "Rei da Luz", bastante apropriado para sua estrutura interior, repleta de joias, candelabros e vitrais, dando à mesquita um ar de imenso espelho brilhante.
Foi erguida em torno dos túmulos de dois filhos de Musa al-Kadhim, um dos sucessores de Maomé. Curiosamente, as tumbas foram descobertas por volta do ano 900 d.C. justamente por conta de uma luz brilhante sobre elas. Por essa razão, a rainha Tash Khatun ordenou que adornassem seu interior com video espelhado e joias.
(Fonte: Atlas Obscura/Reprodução)
Columbário é o nome dado a um setor de um cemitério que recebe as urnas com cinzas de pessoas mortas que foram cremadas. No Japão, dentro do templo budista Koukokuji, há o mais futurista columbário do mundo, o Ruriden. Composto por mais de 2046 altares pequenos, ele possui estátuas de vidro de Buda iluminadas por LED.
Dentro de cada um desses altares está uma urna. Quem deposita um ente querido ali ganha uma chave especial, que faz com que seu altar acenda, de modo a não esquecer onde deixou sua urna. Cada urna pode ficar por até 33 anos lá, depois precisa ser transferida para a parte baixa do templo.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Não é Natal, mas parece coisa da época. Em Mitterfirmiansreut, na Alemanha, um templo feito inteiramente de gelo foi construído em 2011 e 2012. Em 1911, os moradores da região pediram que fosse erguida uma igreja ali, para que não tivessem que andar 90 minutos até outra cidade.
Com o pedido negado, tiveram a ideia de erguer a sua própria, feita de gelo, o material mais em conta que tinha acesso. A Schneekirche durou de pé apenas 3 meses, mas ajudou a pressionar o poder público para levantar uma igreja fixa. Os templos de 2011 e 2012 foram para celebrar o centenário do movimento.
(Fonte: KontraNews/Reprodução)
Você já deve ter visto uma casa de árvore, mas e uma igreja de árvore? Harry Poretsi uniu sua fé e o desejo de preservação ambiental para criar a Capela de São Paisios, templo da Igreja Ortodoxa Grega. Ela lembra muito um altar, já que, ao abrir sua porta, vemos que não cabe lá mais do que uma imagem do santo, uma lâmpada e um castiçal.
Apelidada de Chêne Chapelle (ou "Capela do Carvalho"), sua estrutura possui 800 anos, sendo que é usada como templo há 5 séculos. Para não cair, é sustentada por postes e coberta por telhas de madeira para proteção.