Os 7 melhores romances universitários de todos os tempos

22/11/2022 às 02:003 min de leitura

O ambiente acadêmico costuma ser um bom cenário para os romances. Tanto que há vários deles que usam os campi das universidades ou escolas para desenrolar tramas dramáticas e românticas. Neste texto, apresentamos uma seleção de 7 livros que valem a pena devorar e nos fazem sentir que estamos de volta à vida de estudante.

1. A história secreta, de Donna Tartt (1992)

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

A popular escritora Donna Tartt retrata essa história situada em um campus, onde cinco sofisticados alunos de grego resolvem reproduzir as orgias dionisíacas da Antiguidade em uma antiga casa de campo. Só que a loucura daqueles momentos levará a uma violência descontrolada e à aparição de uma manifestação do próprio deus Dioniso.

2. A marca humana, de Philip Roth (2000)

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

O célebre escritor americano Philip Roth publicou em 2000 o romance A marca humana, que se situa no final dos anos 1990 em uma pequena cidade universitária fictícia. O narrador é o escritor Nathan Zuckerman, o famoso alter ego de Roth, que aparece em vários de seus livros.

É Zuckerman que narra a história de Coleman Silk, um professor universitário que vê sua vida destruída por acusações de racismo e abuso sexual.

3. Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro (2005)

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

Esse romance do escritor japonês Kazuo Ishiguro, vencedor do prêmio Nobel de Literatura, é uma obra delicada e que revela surpresas ao longo da leitura. À primeira vista, a história foca na vida de vários jovens que vivem internados na escola Hailsham, onde dividem alegrias e angústias comuns a quase todos os adolescentes. Mas, ao decorrer da história, veremos que estes personagens carregam questões bem mais complexas em suas existências.

4. A trama do casamento, de Jeffrey Eugenides (2011)

(Fonte: Estante Virtual)(Fonte: Estante Virtual)

A trama do casamento, de Jeffrey Eugenides, acompanha a história da estudante de Letras Madeleine Hanna, que escreve uma tese sobre o conceito de casamento na literatura. Mas as ideias que amadurece em seus estudos vão se contaminando com a sua história pessoal: ela está dividida entre o amor de Mitchell Grammaticus, um amigo de infância, e Leonard Bankhead, uma espécie de gênio com quem ela tem uma relação complicada.

5. A idiota, de Elif Batuman (2017)

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

A idiota se passa em 1995, quando Selin, uma jovem americana filha de turcos, começa a estudar em Harvard. É o começo da internet e as relações pessoais ainda não haviam sido transformadas por ela. O livro apresenta os relatos do primeiro ano de faculdade de Selin e nos carrega de volta às agruras da vida universitária.

6. Pessoas normais, de Sally Rooney (2018)

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

Pessoas normais é um romance sensação que inspirou até uma série. Ele começa em uma escola da Irlanda, e foca Connell e Marianne — que fingem não se conhecer em público, mas mantêm um romance. Um ano depois, eles cursam a faculdade em Dublin e estão longe um do outro, mas há sentimentos ainda que os atraem. É uma história entre duas pessoas que tentam ficar separadas, mas há algo sempre os reaproximando.

7. Mundo real, de Brandon Taylor (2020)

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

O romance de Brandon Taylor se passa durante um fim de semana em uma universidade norte-americana e acompanha Wallace, um doutorando em bioquímica que é gay e negro. Ele circula entre um grupo de pessoas brancas e o seu desconforto não para de aumentar. Para completar, Wallace acabou de perder o pai e tem que também lidar com o seu luto.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: