Os 12 deuses mais importantes do Olimpo

02/03/2022 às 08:003 min de leitura

Toda a fascinante mitologia grega se centraliza nos deuses que viviam no topo do Monte Olimpo, localizado no ponto mais alto da Grécia. Este grupo é formado por 12 divindades que governavam o país depois que, segundo a crença, Zeus derrotou os Titãs. Desde então, sua família (esposa, filhos e irmãos) passou a habitar e reinar no local.

Vale lembrar que estes não são os únicos deuses da mitologia grega. Por exemplo, Hades, o irmão de Zeus que habita o submundo, não é incluído na lista porque não vivia no Olimpo, e sim sobre a superfície da terra, onde governava os mortos. Conheça um pouco da vida e da história dos deuses do Olimpo.

1. Zeus

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O mais importante de todos os deuses do Olimpo, Zeus é considerado uma divindade suprema e muitas vezes é referido como o Pai. Filho de Cronos e Reia, Zeus assumiu o poder após fazer seu pai vomitar seus cinco irmãos, que ele engolira para evitar ser destronado. Ele é casado com Hera, embora seja infiel no casamento: tem filhos deuses e semideuses espalhados por toda a Grécia.

2. Hera

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A mulher de Zeus é também sua irmã — ela é uma dos cinco filhos engolidos por Cronos. Hera é conhecida como a deusa do casamento, da família e protetora das mulheres durante o parto. Mesmo sendo fiel a Zeus, era famosa por ser ciumenta e vingativa. Justamente por isso, há várias histórias de tramas diabólicas criadas por ela para prejudicar as amantes do marido e seus filhos ilegítimos. 

3. Atena

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Também chamada de Palas Atenas, é a deusa da sabedoria e da justiça. É tida como a filha mais próxima de Zeus — a lenda diz que ela teria saído da cabeça do pai. Protetora, Atenas já nasceu adulta e armada com um escudo e um capacete. A cidade de Atenas foi batizada em sua homenagem.

4. Apolo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Apolo é um dos mais temidos dos deuses gregos, por conta de sua força e sua coragem ainda que ele fosse um grande apreciador da arte e da música, especialmente da lira. Ele é filho de Zeus com a deusa Leto, e tem uma irmã gêmea, Artemis.

5. Artemis

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A irmã gêmea de Apolo é a deusa da caça, da natureza selvagem e da castidade — por isso, costuma ser representada ao lado de um animal. Artemis permaneceu sempre virgem, nunca se casou e não teve filhos.

6. Poseidon

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Poseidon é outro dos irmãos salvos por Zeus da barriga do pai Cronos. Na divisão entre os irmãos, Poseidon ficou responsável por reinar sobre os mares, as tempestades e os terremotos — o que se reflete no seu comportamento sempre violento e instável.

7. Ares

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Filho de Zeus e Hera, Ares é tido como o deus da guerra e é extremamente violento — por isso, era malquisto até por seus pais. Ainda assim era o mais feroz combatente da Grécia. É conhecido também por seu caso ardente com Afrodite, enquanto ela era casada com Hefesto.

8. Afrodite

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A deusa da beleza e do amor nasceu das espumas das ondas do mar na ilha de Chipre. Afrodite é filha de Zeus com uma amante, a titã Dione. Sua beleza é tão estonteante que todos os homens se apaixonam por ela. Conquistadora, teve inúmeros casos e até um filho com seu amante, Ares: o famoso Cupido, conhecido por atirar flechas que conseguiam fazer os outros se apaixonarem.

9. Deméter

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Deméter, a deusa da fertilidade e da agricultura, é mais uma entre os irmãos salvos por Zeus. No entanto, Zeus foi também seu amante e é pai de sua filha, Perséfone. Sua história mais marcante envolve o "rapto" de Perséfone pelo deus Hades, que a levou ao submundo para que se casasse com ele. 

Desconsolada, Deméter fez com que a terra parasse de germinar e a vida natural morresse. A solução encontrada por Zeus para resolver o problema foi negociar com seu irmão Hades: Perséfone passaria a morar metade do ano com seu marido, no submundo, e metade do ano na terra, com sua mãe.

10. Dioniso

(Fonte: Greek Boston)(Fonte: Greek Boston)

Este filho de Zeus, conhecido como o deus do vinho, era menosprezado por seus irmãos porque sua mãe, Sêmele, era mortal. Por ciúmes, Hera matou Sêmele, que estava grávida, por meio de um susto que a fez explodir. Zeus salvou o filho costurando-o em sua coxa. Dioniso também é associado ao teatro, às festividades e aos prazeres sexuais.

11. Hermes

(Fonte: Fine Art America)(Fonte: Fine Art America)

Hermes é conhecido como o deus mensageiro, capaz de fazer negociações e levar recados — por isso, é associado ao comércio. Costuma ser representado com um capacete alado. Filho de Zeus, é considerado seu braço direito.

12. Hefesto

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Hefesto é tido como o mais feio de todos os deuses. Por conta de sua aparência, sua mãe, Hera, teria o jogado no mar. Ele rege o fogo e o metal, e trabalha como ferreiro responsável pela produção das armas de todos os deuses.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: