Ragnarok: a catástrofe da mitologia nórdica do novo God of War

23/11/2022 às 10:003 min de leitura

O conceito de apocalipse nos é bastante familiar; no nosso país, não precisa ser especialmente religioso, nem mesmo cristão para correlacionar a palavra ao seu significado: o final dos tempos.

Ainda que este seja o evento de fim do mundo mais conhecido por aqui, outras culturas têm diferentes versões de cataclismos — como o mitológico Ragnarok, dos povos nórdicos.

Ragnarok, o evento catastrófico da mitologia nórdica

Significando basicamente o "destino dos deuses", o Ragnarok era um termo utilizado pelos Vikings quando estes se referiam ao fim do universo. De acordo com sua cultura, o evento reunia uma porção de diferentes acontecimentos e ferozes batalhas que prenunciavam a chegada do fim.

Descrito nos Eddas, obras escritas no século XIII encontradas na Islândia e que narram em muitos detalhes uma grande diversidade de histórias mitológicas, naquele mesmo século o Ragnarok acabou sendo influenciado pelo cristianismo (e vice-versa), resultando em algumas semelhanças em suas histórias. O intercâmbio cultural se deu por conta da expansão do território Viking vista na época, quando os guerreiros nórdicos atacavam vilas doutrinadas pela região cristã — que já dominava a maior parte da Europa.

O começo do fim

O fim do mundo nórdico começa o deus Aesir da benevolência e paz conhecido como Baldur. Muito popular e querido pela população de Asgard, a terra sagrada onde viviam os deuses, ele um dia começou a ter sonhos premonitórios sobre sua própria morte, evento este que indicava o começo do Ragnarok.

Frigga, sua mãe, em uma tentativa de evitar o acontecimento, pede que uma servente chamada Gná consiga uma promessa de cada um dos seres vivos de que jamais fariam qualquer mal ao seu filho. O plano, porém, não contava com a participação de Loki, o deus da trapaça.

Frigga ordenou Gná a pedir que todos os seres vivos jurassem nunca fazer mal a BaldurFrigga ordenou Gná a pedir que todos os seres vivos jurassem nunca fazer mal a Baldur

Prevendo que o plano de Frigga não era exatamente perfeito, Loki bolou um plano para descobrir quaisquer falhas na missão. Disfarçando-se de uma mulher idosa, ele foi até a mulher para dar-lhe os parabéns por tornar o filho invencível. Crendo que a vida de Baldur estava finalmente segura, ela acaba deixando escapar que, como a coisa toda foi feita na correria, de última hora, Gná acabou deixando de pedir que o visco, uma inofensiva plantinha, prometesse jamais causar mal ao filho de Frigga.

De posse desta informação, enquanto assistia a um verdadeiro show no qual os deuses atiravam todo tipo de coisa contra Baldur para testar e comprovar sua recém-adquirida invencibilidade, o deus da trapaça procurou um galho de visco, afiou bastante e se aproximou de Hod, outro filho de Frigga. Aproveitando-se do fato de que Hod era cego, Loki deu a ele uma flecha — feita com o galhinho de visco — e, sem alertá-lo do potencial resultado, pediu a ele que atirasse o projétil contra o irmão. Ao ser atingido, Baldur morreu na mesma hora.

A morte de Baldur retratada em pintura de EckersbergA morte de Baldur retratada em pintura de Eckersberg

Apesar do choque, Frigga continuou na esperança de trazer o filho de volta à vida: ela chegou a implorar para que Hel, a deusa da morte, ressuscitasse Baldur. O pedido foi aceito, mas Hel exigia que todos os seres vivos chorassem uma lágrima pela morte de Baldur como condição para reverter sua morte. E todo mundo chorou... exceto, é claro, Loki.

O estopim dos conflitos

Assim que os deuses descobriram que a morte de Baldur foi resultado de um plano do deus da trapaça, Loki foi pego e preso a três rochas, onde uma serpente ficou pingando veneno em seu rosto. A dor do líquido venenoso em contato com seu corpo fazia com que Loki urrasse de dor, com seus fortes gritos causando tremores na terra. 

A partir dali é que começaram as catástrofes que antecediam o Ragnarok. Os Nove Reinos passariam pelo Fimbulwinter, um período de três fortes invernos consecutivos, com o frio intenso e diversas catástrofes climáticas matando as plantações morreriam. A humanidade passaria fome e, consequentemente, haveria guerras. Loki viria então a se libertar, criando um exército composto por monstros que também haviam sido pelos deuses Aesir. Juntaram-se ainda ao grupo Fenrir, um lobo gigante, e Jormungandr, a Serpente do Mundo, ambos filhos do deus trapaça.

O início do Ragnarok

Dando sequência aos eventos, os lobos que perseguiam o Sol e a Lua durante toda a eternidade conhecidos, como Skoll e Hati, finalmente alcançariam seus objetivos e devorariam os dois astros. O mundo então cairia em um período de trevas eternas. Jormungandr deixaria o mar, contaminando água, solo e ar com seu veneno, além de causar muitos terremotos e maremotos.

Skoll e Hati perseguindo o Sol e a LuaSkoll e Hati perseguindo o Sol e a Lua

Heindall, o guardião da ponte arco-íris conhecida como Bifrost, percebe o perigo se aproximando e toca sua trombeta. Era o alerta de que a batalha final realmente havia começado.

Além de figurar em diversos produtos midiáticos diferentes, como filmes, livros e histórias em quadrinhos, mais recentemente o fim do mundo dos Vikings foi retratado nos video games com o lançamento de God of War: Ragnarok. Exclusivo dos consoles PlayStation, o jogo mostra a segunda parte da nova saga de Kratos que, ao lado de seu filho Atreus, dá continuidade à sua batalha contra os deuses nórdicos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: