Esportes
05/12/2022 às 02:00•2 min de leitura
Sheikha Moza bint Nasser é a mãe do atual emir do Catar e esposa do ex-emir. Ela é fã de carteirinha de Chanel vintage, vestidos superestilosos e elegantes lenços de cabeça. Moza já foi considerada por várias vezes como uma das mulheres mais bem vestidas do mundo. Contudo, não são suas vestimentas ou estilo que a tornam uma inspiração para muitas pessoas.
Moza bin Nasser segue na contramão da maioria das histórias que ficamos sabendo sobre o papel das mulheres no Catar. A mãe do emir está constante e ativamente envolvida em uma série de ações voltadas para a educação e para reformas sociais em seu país.
Aliás, ela faz isso há vários anos, sendo que sua atuação já foi reconhecida mundialmente no desenvolvimento e na liderança de projetos nacionais e internacionais.
(Fonte: United Nations/ Reprodução)
Sheikha Moza é natural do Catar, mas cresceu e passou parte de sua vida no Egito e no Kuwait, país onde residia seu pai exilado como opositor do regime.
Em 1977, aos 18 anos, voltou ao Catar para selar o casamento com Hamad bin Khalifa Al Thani. Um importante membro da família real do país. Al Thani foi derrubado do governo pelo próprio pai em um golpe sem derramamento de sangue em 1995. Aliás, Moza é a segunda das três esposa do emir.
(Fonte: Moza Bint Nasser/ Reprodução)
No Catar, a Sua Realeza Sheikha Moza bint Nasser é quem comanda o Catar Foundation for Education, Science and Community Development (QF). Embora o nome da organização que presida seja enorme, basicamente, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos voltada para a educação, ciência e ações sociais fundada em 1995.
O projeto mais importante de Moza se chama Education City, que consiste basicamente de um centro acadêmico de referência cuja finalidade é abrigar as principais filiais de renomadas e importantes instituições e universidades de todo o mundo. O centro também está envolvido em diversas pesquisas científicas e projetos visando o desenvolvimento social e econômico de comunidades menos favorecidas.
A vida de Sheikha Moza bint Nasser é bastante movimentada. Já foi vice-presidente do Conselho Supremo de Saúde e vice-presidente do Conselho Supremo de Educação. Nessas funções, nas quais trabalhou entre 2009 e 2012, Moza ajudou a aprovar reformas significativas nas escolas públicas e no sistema de saúde de seu país.
(Fonte: Moza Bint Nasser/ Reprodução)
Ao nível internacional, ela criou o projeto Education Above All, em 2012. O objetivo aqui é promover o desenvolvimento por meio da criação de um movimento que ajude a solucionar problemas em regiões afetadas por desastres, conflitos e pobreza, garantindo as necessidades básicas das crianças e o empoderamento de jovens e mulheres.
Sheikha Moza bint Nasser também já passou pela ONU e UNESCO, sempre desenvolvendo projetos no âmbito social e educacional. Chegou a ganhar vários títulos honorários por sua atuação no Catar e em projetos internacionais.
E por falar nisso, em 2019, durante uma visita da cantora Shakira ao país do Golfo Pérsico, Sheikha Moza bint Nasser e a colombiana firmaram uma parceria visando educar mais de 50 mil crianças latino americanas em um espaço de 3 anos.
Apesar de tudo isso, Moza tem seus inimigos no Catar. Alguns dizem que sua vida mais fácil e com mais liberdade se deve a posição que possui no meio político e na realeza. Além disso, muitos a acusam de deixar de lado suas causas para focar em manter o filho, ou quem for de seu interesse, no poder do país.