'Modo goblin': a 'palavra' de 2022 escolhida pelo dicionário Oxford

12/12/2022 às 11:002 min de leitura

Popularizada em 2009 por meio de uma thread no Twitter, a expressão "modo goblin" (goblin mode no original em inglês) foi considerada a palavra de 2022 pelo dicionário Oxford, segundo anúncio oficial realizado no início deste mês. Ao todo, mais de 300 mil pessoas votaram na gíria e consideraram que o ato de escolher sua "pior versão comportamental" e de rejeitar os novos padrões sociais seria o conceito mais viral dos últimos anos, especialmente com a eclosão da pandemia da covid-19.

Segundo a empresa Oxford Languages — a entidade por trás do Oxford English Dictionary e de outros recursos linguísticos —, a escolha popular “reflete o espírito, o humor ou as preocupações daquele ano em particular e [tem] potencial duradouro como palavra de importância cultura". No caso da expressão eleita como destaque do ano, ela foi determinada após uma disputa com outros dois vocábulos e chamou atenção por nomear uma tendência mais comum do que se imagina.

De acordo com o dicionário, o termo significa "um tipo de comportamento assumidamente autoindulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso, normalmente de forma que rejeita as normas ou expectativas sociais”. Recentemente, ele voltou aos trendings das redes sociais em fevereiro deste ano, quando as restrições da pandemia começaram a diminuir após o avanço da imunização e as melhorias nos índices de contaminação global.

O linguista norte-americano Ben Zimmer afirma que o "modo goblin" estabeleceu "novas regras sociais", abrindo espaço para que as pessoas pudessem se sentir isoladas e afastadas de grupos simplesmente pelo fato de quererem. Assim, essa expressão faz referência aos dias em que se acorda tarde, ao desleixo para roupas ou visuais mais arrumados, à intenção de preparar comidas rapidamente para não perder tempo ou deixar o quarto bagunçado e a outras ações que tenham, em sua essência, o afastamento do "melhor de si".

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

“É um alívio reconhecer que nem sempre somos os 'eus' idealizados e saudáveis encorajados a apresentar em nossos feeds do Instagram e do TikTok”, disse Casper Grathwohl, presidente da Oxford Languages. “Isso foi demonstrado pelo aumento dramático de plataformas como BeReal, onde os usuários compartilham imagens de si mesmos sem edição, muitas vezes capturando momentos autoindulgentes no 'modo goblin'. As pessoas estão abraçando seu goblin interior e os eleitores que escolheram o 'modo goblin' como a palavra do ano nos dizem que o conceito provavelmente veio para ficar”.

Saiba mais sobre a votação do dicionário Oxford

Neste ano, o vice-campeão do torneio de palavra do ano pelo dicionário Oxford foi "metaverso", a realidade virtual da internet proposta para revolucionar as relações digitais e a interação para além do mundo físico. Em terceiro colocado, ficou a hashtag "IStandWith" (algo como "estou do lado de" em português), utilizada para prestar apoio a pessoas e causas de repercussão global e significado humanitário; neste ano, as pessoas a mencionaram frequentemente em solidariedade ao povo ucraniano.

O modelo de seleção entre três expressões foi adotado para este ano, contando com a participação popular para determinar o vencedor. Em outras oportunidades, o troféu foi entregue para palavras ou termos individuais e de alta procura/relevância nos 12 meses, como no caso de vax em 2021 — sobre o avanço da vacinação —, de "emergência climática" em 2019 e de selfie em 2013.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: