4 relíquias do corpo de Jesus Cristo adoradas pelos cristãos

20/12/2022 às 06:302 min de leitura

O culto cristão na época medieval guardava um espaço especial para as relíquias. Partes dos corpos dos santos, objetos que eles possuíam e substâncias saídas de seus cadáveres: tudo isso virou, em algum momento, um elemento de culto destinado às pessoas que precisavam de ajuda.

É até óbvio que as melhores relíquias fossem as vindas do corpo de Jesus. Neste texto, contamos a história de 4 partes do filho de Deus que foram reverenciadas pelo cristianismo.

1. O prepúcio de Cristo

(Fonte: Wikipedia)(Fonte: Wikipedia)

Como Jesus era judeu, acredita-se que seu prepúcio tenha sido retirado durante uma circuncisão feita quando ele tinha oito anos, segundo consta no Evangelho de Lucas. O "Prepúcio Sagrado" tornou-se então uma relíquia sagrada disputada por várias igrejas e catedrais. Muitos milagres foram atribuídos a ele.

Ocorre, no entanto, que várias igrejas diziam ter o Santo Prepúcio. A primeira menção a ele veio em 800 d.C., quando o imperador Carlos Magno decidiu dá-lo de presente para o Papa Leão III. O prepúcio teria sido saqueado em Roma, durante o século XVI, e transferido para a cidade de Calcata, que se tornou um local de peregrinação.

Em 1900, o Papa Leão XIII decretou que qualquer pessoa que mencionasse este prepúcio seria excomungada. Desde então, pouco se soube sobre a venerada pele do pênis de Cristo.

2. O sangue de Cristo

(Fonte: Atlas Obscura)(Fonte: Atlas Obscura)

Todos sabemos que Jesus Cristo morreu crucificado. Mas, além disso, ele também foi açoitado antes de ser pregado na cruz. Portanto, uma grande parte do seu sangue sagrado teria sido derramado pelo caminho. Tendo em vista a importância do sangue de Jesus na Eucaristia, é de se esperar que amostras deste líquido supostamente tenham sido coletadas e levadas para igrejas.

Um exemplo está na Basílica do Sangue Sagrado em Bruges, construída pelo conde Teodorico da Alsácia no ano de 1134. Quando ele partiu para a Segunda Cruzada, teria voltado com uma amostra do sangue sagrado, obtida em Jerusalém. 

Este sangue foi depositado em um frasco e colocado dentro da igreja, onde segue sendo reverenciado. Havia uma crença, inclusive, de que o sangue seco se transformava em líquido semanalmente, e quem o via pessoalmente, recebia uma bênção.

3. As lágrimas de Cristo

(Fonte: Mauges et Bocage)(Fonte: Mauges et Bocage)

As lágrimas de Cristo também teriam se tornado um objeto de culto, e eram buscadas pelos chamados caçadores de relíquias. A chamada La Sainte Larme (em português, a Lágrima Sagrada) acabou organizando um centro de peregrinação durante a Idade Média.

Diz a lenda que as lágrimas foram recolhidas por anjos quando Jesus chorou a morte de Lázaro. Em seguida, essas lágrimas foram passadas para Maria Madalena, para que ela as guardasse. Depois de mil anos sem notícias delas, o conde Godofredo II de Anjou teria recebido do imperador bizantino Miguel IV duas relíquias: o braço de São Jorge e a lágrima de Cristo.

Ela foi parar dentro de um relicário esculpido em um cristal de rocha. Dizia-se que o líquido eventualmente tremia. A lágrima desapareceu durante a Revolução Francesa, embora outras igrejas também relatassem ter amostras dessas gotas.

4. Os dentes de leite de Cristo

(Fonte: Aleteia)(Fonte: Aleteia)

As informações que temos sobre os dentes de leite de Jesus Cristo são vagas. Acredita-se que eles tenham sido alojados na Abadia de São Medardo em Soissons, na França. O próprio São Medardo, aliás, é tido como um santo que ajuda na dor de dente.

Contudo, nem todo mundo acreditava nessa relíquia. Durante o século XI, o historiador e teólogo Guibert De Nogent criticou a Abadia de São Medardo por suas alegações de ter um dente de Jesus - o que não quer dizer que alguns fiéis não sigam cultuando este suposto pedaço do Cristo criança.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: