Deep Blue: o computador que derrotou um mestre de xadrez

21/12/2022 às 06:302 min de leitura

Uma lenda diz que o xadrez surgiu em meados de 200 a.C., quando o comandante chinês Hán Xin o inventou como uma forma de representar uma batalha importante na história chinesa. Depois disso, o jogo foi esquecido e ressurgiu apenas no século VII, sob novas regras, tornando-se popular com a alcunha de XiangQi, que significa "jogo do elefante".

O xadrez se espalhou por toda a Ásia e Europa ao longo dos próximos séculos, evoluindo para o que conhecemos no momento por volta do século XVI, tendo como um dos primeiros mestres enxadristas o padre espanhol Ruy López de Segura. Em sua homenagem, o movimento "abertura Ruy López" foi criado e se tornou o mais famoso do jogo.

Na história do xadrez, a mais longa invencibilidade confirmada foi a do russo Garry Kasparov, cujos 15 anos invictos de vitórias foram interrompidos quando ele perdeu para o Deep Blue, o primeiro computador a vencer no xadrez.

A invenção de Hsu

(Fonte: The Conversation/Reprodução)(Fonte: The Conversation/Reprodução)

Visando aprimorar e desafiar as habilidades da mente humana e a extensão da tecnologia, um comitê da Carnegie Mellon University propôs um prêmio de US$ 100 mil, em 1980, para qualquer um que conseguisse criar um computador capaz de vencer o melhor enxadrista do mundo.

Em 5 anos, o cientista da computação Feng-hsiung Hsu criou o ChipTest, um computador que não tinha um desempenho muito bom, mas que serviu como base para seu Deep Thought, uma versão aprimorada responsável por trazer fama internacional para Hsu e sua equipe ao vencer o North American Computer Chess Championship, em 1988, e o World Computer Chess Championship no ano seguinte.

À esquerda, Feng-hsiung Hsu. (Fonte: Chess Programming/Reprodução)À esquerda, Feng-hsiung Hsu. (Fonte: Chess Programming/Reprodução)

O computador de Hsu conseguia analisar e interpretar milhares de partidas jogadas por enxadristas, com um livro de abertura contendo mais de 4 mil posições e histórico de 700 mil partidas jogadas por grandes mestres. Contudo, nem tanta informação contida nele conseguiu ser párea para a mente e desempenho de Garry Kasparov, que o derrotou em um torneio em 1989.

O Deep Thought foi recolhido pela IBM logo em seguida para receber atualizações, ressurgindo em 1996 na cena de xadrez como Deep Blue, com seu criador certo de que aquela versão estava pronta para derrotar o imbatível Kasparov.

Um erro determinante

Garry Kasparov. (Fonte: Caspian Post/Reprodução)Garry Kasparov. (Fonte: Caspian Post/Reprodução)

Considerado uma espécie de estrela do rock do xadrez, o russo, que começou a treinar aos 10 anos e se tornou o jogador mais jovem a ocupar o primeiro lugar no ranking mundial 11 anos depois, foi vencido pelo Deep Blue durante um torneio de 6 partidas, que aconteceu entre 10 e 17 de fevereiro de 1996, e terminou empatado.

Isso, porém, ainda não era o suficiente para que Hsu e sua equipe levassem o prêmio da Carnegie Mellon para casa, porque o computador precisava vencer. Depois de mais algumas atualizações, em 11 de maio de 1997, o Deep Blue finalmente conseguiu derrotar Kasparov, que cometeu um erro grave ao confundir as jogadas introdutórias de defesa do computador.

(Fonte: Encyclopedia Britannica/Reprodução)(Fonte: Encyclopedia Britannica/Reprodução)

O russo até pediu uma revanche, mas a IBM recusou. Apesar disso, o grande mestre relatou à Wired em 2020, que tinha feito as pazes com o Deep Blue e era grato pela máquina ter expandido o interesse do público pelo xadrez.

O computador foi desmontado pela IBM e suas peças estão em exibição no Museu Nacional de História Americana e no Museu de História do Computador.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: