Ciência
22/12/2022 às 06:30•2 min de leitura
Peru, salpicão, rabanada, o famigerado arroz com uva-passa... No Brasil, temos alguns pratos tradicionais que praticamente definem o que é uma ceia de Natal. Claro que essa não é uma regra seguida em todos os países, sendo que cada local adota estilos diferentes quando falamos de comida.
E se a essa altura a curiosidade já bateu em sua porta, vamos mostrar aqui alguns dos costumes natalinos envolvendo comida em outros lugares do globo.
No Japão, a ceia de Natal é garantida com o frango frito do KFC. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
A Terra do Sol Nascente não celebra o Natal da mesma forma que aqui no Brasil e isso também se reflete na comida. É verdade, eles ainda comem ave por lá, mas de um jeito bem diferente: nessa festa, é muito popular por lá o frango frito do KFC. A busca pelo balde de frango por lá nessa época é tão grande que o período natalino é responsável por praticamente um terço das vendas anuais da rede no Japão.
(Fonte: Getty Images)
Além da ceia de Natal com carne de porco assada, batatas cozidas e molho, é muito comum por lá um doce chamado risengrød, um pudim de arroz com creme, baunilha, amêndoas e molho quente de cereja ou frutas vermelhas. Para manter a tradição que existe há alguns séculos, uma amêndoa descascada é colocada na tigela da sobremesa, e quem a encontra ganha um presente especial.
O picles de Natal não é de verdade, e geralmente fica escondido entre os galhos da árvore de Natal. (Fonte: Atlas Obscura/Reprodução)
Essa não é bem culinária, mas envolve comida. Na Alemanha, uma tradição bastante peculiar é o picles de Natal. No período natalino, é comum as famílias esconderem um ornamento em formato de picles na árvore de Natal, e quem encontrá-lo pode ser o primeiro a abrir os presentes, ganhar algo extra ou até mesmo dinheiro, dependendo da família.
(Fonte: Getty Images)
Em países como República Tcheca, Eslováquia e Polônia, é comum as famílias manterem uma carpa em suas banheiras nos dias que antecedem o Natal. Por mais maluco que possa parecer, isso garante que o peixe esteja fresco para o dia da celebração, servindo como ingrediente para uma sopa ou até mesmo para ser comido frito, ou preparado de outra forma.