Hanukkah: o que se comemora na tradicional festividade judaica?

22/12/2022 às 09:002 min de leitura

Um dos feriados judaicos mais importantes, o Hanukkah celebra a vitória do povo contra os opressores gregos e sírios. Fundada em dedicação ao Templo Sagrado em Jerusalém, a celebração anual não substitui o Natal em termos religiosos e ocorre por oito dias e oito noites, apesar de cair em datas diferentes segundo o calendário convencional. O termo significa “dedicação” em hebraico e marca uma simbologia considerada sagrada para os judeus.

O Hanukkah — também conhecido como Chanucá — remonta a uma tradição milenar e se refere a um milagre ocorrido há mais de 2 mil anos. Após a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C., os principais generais de seu exército iniciaram um confronto armado para determinar o próximo detentor do poder. O fim de uma batalha violenta culminou com a vitória dos reis selêucidas, que logo fundaram um estado helenista repleto de controversas.

Em 175 a.C., o rei Antíoco IV Epifânio (215 a.C. - 162 a.C.) capturou o Templo Sagrado de Jerusalém e construiu um altar em homenagem ao deus grego Zeus. Essa iniciativa, aliada a constantes maus tratos ao povo judeu, resultou em uma grande rebelião, onde o povo oprimido, liderados pelo padre Matias e por seus filhos — incluindo Judá, o Macabeu —, investiram contra os opressores e obtiveram inúmeras vitórias, recuperando e restaurando seu local sagrado de oração.

Foi nesse momento que, com a expulsão dos selêucidas, um evento curioso aconteceu dentro do templo: o único objeto deixado pela antiga dinastia, um frasco de óleo, permaneceu em chamas por oito dias consecutivos. Assim, os judeus tiveram mais de uma semana para obter mais óleo e garantir que a luz continuasse acesa e respeitasse a tradição do fogo eterno.

As tradições do Hanukkah

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

Entre novembro e dezembro, membros da comunidade judaica se reúnem em torno de um candelabro menorá e acendem uma vela para cada noite da festa. Porém, a nona e última vela do artefato, conhecida como Shamash (servo), serve para iniciar orações especiais acompanhadas de cânticos, como o MaozTzur. Essa tradição é acompanhada pela doação de dinheiro aos participantes e pela entrega de presentes — adotada após a popularização do Natal.

Outras atividades do Hanukkah incluem o dreidel (teetotum), jogo de pião com o objetivo de construir uma sigla, com letras do alfabeto hebraico, que constituam a expressão “um milagre aconteceu aqui”, e a preparação de uma ceia caprichada. Esses jantares são servidos, em maior parte, por comidas fritas, visto que o óleo simboliza o milagre que manteve as luzes do tempo acesas pelos oito dias. Os pratos típicos da festividade são sufganiot (massa frita recheada com compota), latkes (pasteis de batata ralada e ovos) e rugelach (bolachas meia lua).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: