Quem foram os 3 Reis Magos da história de Jesus?

24/12/2022 às 11:002 min de leitura

Mais um ano se passou e estamos novamente no período de Natal, que comemora o nascimento de Jesus Cristo na tradição do cristianismo. Assim como nesta época do ano é comum presentear amigos e parentes, a Bíblia conta a história do nascimento de Jesus e relata a chegada de três Reis Magos que viajaram longas distâncias e trouxeram ao bebê alguns presentes.

Mas será que a história realmente aconteceu como diz o livro sagrado dos cristãos? Cristo foi mesmo visitado por três homens importantes vindos do oriente? Aliás, quem eram esses homens? E eram mesmo três pessoas?

Os Reis Magos realmente visitaram o bebê Jesus?

Nos Evangelhos de Lucas e de Mateus, a Bíblia fala sobre o nascimento de Cristo com diferentes níveis de aprofundamento. No caso do texto atribuído a Mateus, o relato sobre o período é mais detalhado e cita a visita dos Reis Magos, que teriam viajado do oriente até Jerusalém, onde Jesus nasceu.

Após avistar uma brilhante estrela diferente no céu, os homens teriam então peregrinado seguindo o astro e chegaram até o Rei Herodes, que temia o boato de que um novo rei havia acabado de nascer e queria se livrar da criança. Quando foi questionado pelos Reis Magos sobre a criança, Herodes viu ali a oportunidade de descobrir seu paradeiro e pediu a eles que o informassem caso encontrassem o bebê pois ele também queria adorá-lo.

Os Reis Magos viajaram por vários dias seguindo uma misteriosa estrela no céuOs Reis Magos viajaram por vários dias seguindo uma misteriosa estrela no céu

Os Reis Magos então partiram do castelo e tornaram a seguir a misteriosa estrela nos céus até que, dias depois, finalmente encontraram Cristo na manjedoura com seus pais, Maria e José. Felizes por finalmente chegar ao seu destino, eles então ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, três itens que constituem parte do simbolismo cristão.

Um fator interessante da história é que, ainda que os tais Reis Magos tenham até mesmo nome na tradição do cristianismo, em nenhum momento a Bíblia confirma se tratar de exatamente três indivíduos. E mais: não há nem mesmo confirmação de que eles realmente eram Reis, com alguns especialistas apontando a possibilidade de se tratarem de sacerdotes ou até mesmo astrônomos.

Quem eram os Reis Magos?

Embora o relato bíblico tenha parado por ali, sem entrar em maiores detalhes, os Reis Magos posteriormente foram "identificados" por São Beda no tratado “Excerpta et Colletanea”. Segundo ele, os homens se chamavam Gaspar, Belquior e Baltasar.

O mais jovem do trio era Gaspar, que tinha cerca de 20 anos e teria vindo da Índia. Já Baltasar tinha aproximadamente 40, tendo partido originalmente da Arábia. Belquior era o mais velho do grupo, já na casa dos 70 anos, com cabelos e barba brancos e vindo da Pérsia.

Após visitar e presentear o menino Jesus, eles teriam sido alertados dos planos maléficos de Herodes e usado uma rota diferente para voltar para casa para evitar um encontro com o Rei. Por fim, um anjo teria alertado José que a criança estava em perigo, levando a família a fugir para o Egito para garantir a segurança do pequeno Cristo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: