
Estilo de vida
26/12/2022 às 09:30•2 min de leitura
Uma das inovações mais curiosas da indústria alimentícia nos últimos anos, sobretudo na era dos alimentos processados, são os chamados "Bacon Bits" — que copiam pedaços de bacon em uma jarra para ser usado como ingrediente em certos pratos. Seja para usar na salada ou junto de uma batata assada, esse item é bastante versátil e pode aparecer em basicamente todo tipo de receita.
Apesar de parecer e ter gosto semelhante ao de bacon, os ingredientes desse tipo de produto costumam ser mais complicados do que a maioria das pessoas imaginam e do que seu nome sugere. Inclusive, muitos desses rótulos nem chegam a conter carne de verdade em sua fórmula. Sendo assim, do que eles são realmente feitos? Veja só!
(Fonte: Shutterstock)
Os componentes presentes na fórmula dos "Bacon Bits" costumam variam bastante de acordo com o fabricante. A McCormic Bac'n Pieces, uma das marcas mais populares dos Estados Unidos, por exemplo, usa apenas ingredientes 100% veganos. No lugar da carne de porco curada, o alimento contém farinha de soja texturizada e óleo de canola.
Outros ingredientes comuns nessa receita são o corante caramelo, corante vermelho 40, maltodextrina, ácido lático, extrato de levedura e os intensificadores de sabor inositato dissódico e guanilato dissódico. Esses servem para adicionar o sabor de bacon aos flocos de soja e fornecer a aparência carnuda.
Porém, existem também as opções não veganas sendo vendidas por aí, como é o caso da Hormel Real Bacon Pieces. Em sua fórmula, essa empresa usa carne de porco real curada com sal, eritorbato de sódio e nitrato desódio — conservantes que também são usados para curar o bacon nas seções de refrigerados dos supermercados.
(Fonte: Shutterstock)
Muitos dos "Bacon Bits" vendidos nos mercados atualmente tentam brincar com os sentidos humanos para proporcionar uma experiência única para seus consumidores. Por esse motivo, diversas fórmulas usam outros sabores e conservantes adicionados ao condimento principal para simular alguns gostos.
Se olharmos os rótulos, podemos encontrar ingredientes como aroma de fumaça, açúcar, fosfato de sódio e cloreto de potássio. A variação das fórmulas existentes para a criação desses pedacinhos de bacon podem ser bastante confusas para os consumidores. Portanto, é sempre importante ler o que está escrito no rótulo.
Frascos que anunciam "bacon de verdade" são definitivamente feitos de carne de porco, enquanto rótulos que tentam modificar a palavra bacon, como o próprio McCormic Bac'n Pieces, são provavelmente feitos com algum tipo de alternativa para a carne.
Logo, se você está tentando evitar consumir produtos de origem animal, é sempre bom dar uma olhada rápida na lista de ingredientes. Vale ressaltar, no entanto, que esse tipo de produto tende a ser extremamente industrializado e com muitos aditivos artificiais. Portanto, se você estiver tentando fugir ao máximo dessas misturas químicas, a melhor saída seria facilmente produzir seus próprios pedacinhos de bacon de maneira caseira.
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.