4 livrarias inusitadas espalhadas pelo mundo

02/01/2023 às 02:002 min de leitura

As bibliotecas são lugares realmente fascinantes – e não apenas para quem ama os livros. Existem cerca de 2,7 milhões de bibliotecas espalhadas pelo mundo. Algumas são grandiosas, mas há algumas mais exclusivas e incomuns que são igualmente fascinantes. Neste texto, contamos a história de quatro delas.

1. Biblioteca da Universidade Seikei

(Fonte: Shimz)(Fonte: Shimz)

No Japão, a biblioteca da Universidade Seikei parece ter saído de dentro um filme de ficção científica. Ela é formada por cinco cápsulas de estudo de vidro onde os visitantes podem se isolar para estudar. Estas estruturas são conhecidas como "planetas" e estão dispostas em níveis diferentes.

Esta biblioteca, que está localizada em Tóquio, tem cinco andares e é quase toda de vidro, dando uma visão arrojada para quem está fora do prédio. O local foi projetado pelo arquiteto Shigeru Ban e é mundialmente conhecido por conta de sua beleza e modernidade.

2.  A "biblioteca do futuro" na Noruega

(Fonte: Atelier Oslo/Lund Hagem)(Fonte: Atelier Oslo/Lund Hagem)

A Future Library Project, na verdade, é um projeto, e já foi descrita como "a biblioteca mais secreta do mundo". O projeto consiste em uma coleção de novas obras que serão reveladas ao mundo apenas em 2114. A cada ano, há a adição de um manuscrito novo produzido por um escritor diferente, mas que não estará disponível para os leitores até o ano estipulado.

O projeto foi iniciado em 2014 por uma artista escocesa chamada Katie Paterson. Todas as novas histórias que estão sendo acrescentadas anualmente estão armazenadas na Sala Silenciosa da Biblioteca Pública de Oslo, na Noruega. Assim que os 100 livros forem todos reunidos, eles serão impressos em um papel originado a partir de uma floresta que está sendo cultivada especialmente para isso.

Há um comitê específico do projeto que escolhe qual é o escritor que será convidado a produzir o livro novo no ano seguinte. A avaliação considera as contribuições do autor para a literatura e para a poesia e sua capacidade de projetar histórias para as futuras gerações. Dentre os autores que já criaram manuscritos para a Future Library, estão Margaret Atwood, David Mitchell, Han Kang e Ocean Vuong.

3. Bibliotheca Alexandrina, no Egito

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Construída em 2001, a Bibliotheca Alexandrina, no Egito, homenageia a clássica Biblioteca de Alexandria, destruída ao longo do tempo. Ela foi projetada pelo escritório de arquitetura norueguês Snøhett e tem uma estruturada arrojada: seu edifício central é cilíndrico e parece estar cortado na diagonal. Abaixo dele, está uma piscina cheia d'água.

Segundo informações do escritório de arquitetura, o formato da biblioteca remete à natureza cíclica do conhecimento. Já o telhado inclinado foi desenhado para lembrar o antigo Farol de Alexandria. Além disso, a biblioteca abriga um planetário, quatro museus e várias galerias de arte.

4. Biblioburro, na Colômbia

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na cidade de La Gloria, na Colômbia, um professor chamado Luis Soriano começou a perceber que seus alunos, que viviam em zona rural, não tinham acesso a livros. Por conta disso, ele resolveu usar seu burro para carregar obras em suas casas.

Isso começou em 1997. Segundo o professor, muita gente achou a ideia estranha. “No começo, as pessoas me viam como nada mais que um professor meio maluco com alguns livros e seu burro”, lembrou Soriano.

Mas a ideia foi um sucesso. Logo, ele adquiriu um novo burro para carregar os livros. A dupla foi chamada de "Alfa" e "Beto". No início, a Biblioburro contava com 70 livros, mas agora possui mais de 7 mil exemplares. O projeto se expandiu com o tempo e hoje há cerca de 20 biblioburros cobrindo a área rural da Colômbia.

O professor Luis Soriano ainda ajudou a abrir uma biblioteca pública (com paredes mesmo) e várias escolas na zona rural de sua região.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: