Maior biblioteca de ocultismo do mundo digitaliza seu acervo

30/11/2022 às 13:002 min de leitura

Uma biblioteca privada localizada em Amsterdã possui o maior acervo de obras ligadas ao ocultismo e à magia. E o mais legal: todo este catálogo está digitalizado e disponível a quem quiser ler. Quem financiou este projeto foi o autor Dan Brown, escritor do livro O Código da Vinci.

Dan Brown doou 30 mil euros para digitalizar o acervo da Biblioteca Ritman, em Amsterdã, também conhecida como Biblioteca Filosófica Hermética. O projeto possibilita que as cerca de 30 mil obras armazenadas na biblioteca possam ser consultadas online pelo público do mundo inteiro.

A origem da biblioteca

(Fonte: IMDB)(Fonte: IMDB)

A Biblioteca Ritman foi fundada pelo empresário Joost Ritman, que tem um profundo interesse em espiritualidade. Ele começou a colecionar livros antigos logo aos dezesseis anos. Seu primeiro livro raro foi um presente de sua mãe em 1964: era uma cópia do século XVII da Aurora do místico alemão Jakob Böhme. Trata-se de uma obra considerada fundadora da teosofia cristã e do martinismo, que disserta sobre cosmogonia, a origem e o propósito da Criação e o papel do homem nela.

Em 1984, Joost Ritman resolveu transformar sua coleção particular em uma biblioteca acessível ao público. Sua ideia era expor a relação daquelas obras com outras áreas e promover o conhecimento coletivo sobre elas.

Atualmente com 81 anos, Ritman é também um grande entusiasta de sua cidade natal, Amsterdã, onde apoiou outras instituições culturais e foi laureado com vários prêmios. Ele afirma que a biblioteca está abrigada na cidade porque este seria um lugar que celebra a "liberdade da palavra". "O espírito humano ganhou asas pela primeira vez nesta cidade na célebre Idade de Ouro com sua liberdade religiosa, sua liberdade de expressão e sua liberdade de impressão. É meu desejo sincero que esta biblioteca permaneça permanentemente ancorada em Amsterdã", pontuou.

Sobre a Biblioteca Ritman

(Fonte: Embassy of the free mind)(Fonte: Embassy of the free mind)

A Biblioteca Ritman possui um acervo riquíssimo na área do ocultismo. São milhares de livros na área da alquimia, magia, misticismo, teosofia e outros temas correlatos. São 4.600 manuscritos e livros anteriores a 1900 e cerca de 20.000 impressos posteriores a 1900.

Dan Brown já se declarou um grande admirador da biblioteca, a qual já visitou várias vezes enquanto fazia pesquisa para os seus livros. Ele declarou que a doação era uma espécie de retribuição pela preservação destes materiais. Além do dinheiro investido, ele também destinou parte da receita gerada pelos romances para a biblioteca.

Em um vídeo, Brown disse estar orgulhoso de participar da preservação do material. “Eles estão atualmente em uma missão audaciosa de digitalizar e preservar grande parte de seu acervo, e estou muito honrado em desempenhar um pequeno papel neste processo. Estou ansioso para o dia em que as pessoas ao redor do mundo poderão acessar esses manuscritos", afirmou.

Para acessar as obras presentes na Biblioteca Ritman (também conhecida como "Biblioteca da Magia"), basta acessar o site Embassy of Free Mind.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: