Estilo de vida
10/01/2023 às 12:00•2 min de leitura
Basquiat é um dos artistas mais influentes do século XX. Durante os anos 1980, ele espalhou sua arte pelas ruas e galerias de Nova York até sua morte trágica e inesperada. Veja 7 fatos sobre a vida dessa verdadeira lenda da arte.
A mãe de Basquiat costumava levá-lo a museus. (Fonte: Shutterstock)
Jean-Michel Basquiat era filho de um imigrante haitiano e uma descendente de porto-riquenhos, então, em sua casa, diversas culturas e idiomas se misturavam. Além disso, sua mãe adorava passear em museus e sempre levava o filho junto, pois já percebia seu talento para arte desde cedo.
Um livro de anatomia seria uma de suas maiores influências. (Fonte: Shutterstock)
Aos 8 anos, Basquiat foi atropelado por um carro enquanto brincava na rua de sua casa. Para animar o filho enquanto ele passava um período no hospital, a mãe do futuro artista o presenteou com um livro de anatomia chamado Gray’s Anatomy (que inspiraria o nome da famosa série Grey's Anatomy). As ilustrações da anatomia humana seriam uma influência tanto na pintura de Basquiat quanto na sua produção musical, já que ele teve uma banda de noise rock chamada Gray.
Retrato de Basquiat. (Fonte: Artsper)
Aos 17 anos, Basquiat foi expulso de casa pelo pai após ter abandonado a escola. Então, ele passou a morar em casas de amigos. Para sobreviver, ele pintava moletons e cartões-postais e os vendia na rua e em restaurantes. Dizem que foi assim que ele conheceu Andy Warhol, já que este teria comprado dois cartões pintados pelo jovem artista ainda desconhecido.
Arte de rua foi o inicio da carreira de Basquiat. (Fonte: Shutterstock)
Entre 1977 e 1980, Basquiat e o amigo Al Diaz criaram uma marca de grafite chamada SAMO (Same old shit, ou “a mesma merda de sempre” em uma tradução livre). Durante esse período, eles grafitaram muros próximos a galerias de arte, museus e restaurantes frequentados por artistas conhecidos. Foi assim que ele foi notado por pessoas do mundo da arte.
Antes de ter seus quadros entre os mais valiosos, Basquiat vendeu um quadro por 200 dólares. (Fonte: Shutterstock)
Basquiat também pertencia à cena hip hop de Manhattan, e quando seu amigo Fab Freddy 5 o convidou para participar de um videoclipe da banda Blondie, ele aceitou. Foi lá que ele conheceu a vocalista da banda, Debbie Harry, e vendeu a ela por 200 dólares um de seus quadros.
Basquiat com amigos do mundo da arte. (Fonte: Wikipédia)
Ao contrário de muitos artistas que só ficam famosos depois das suas mortes, Basquiat foi muito famoso. Ele era frequentador de restaurantes badalados e ganhou muito dinheiro. Tudo isso contribuiu para que ele virasse uma lenda ainda maior, já que com sua fortuna ele sustentava hábitos extravagantes, como comprar ternos Armani e pintá-los, andar de limousine para todo lado e distribuir notas de 100 dólares para moradores de rua.
Arte de rua em homenagem ao chamado "Clube dos 27". (Fonte: Wikipédia)
Infelizmente, Basquiat é mais um dos artistas que morreu muito jovem. Ele faleceu de uma overdose de heroína com apenas 27 anos, se juntando assim à lista de outros que também partiram com essa idade como Janis Joplin, Kurt Cobain e Amy Winehouse.