Estudo sugere que vikings viajavam com seus pets

22/02/2023 às 13:002 min de leitura

Sempre que os vikings aparecem em filmes e séries, eles são retratados como pessoas violentas, sem muito apreço pela vida alheia. Contudo, um recente estudo publicado pela revista científica Plos One mostra um lado meigo desses guerreiros: a relação deles com seus animais.

Os pesquisadores analisaram os restos mortais de animais encontrados em um cemitério viking na Grã-Bretanha. A análise revelou que em muitos túmulos havia restos mortais de animais, como cães e cavalos, indicando que esses bichos foram enterrados com seus donos.

Mais do que enterrados, esses animais foram levados com os vikings para o território que hoje conhecemos como Grã-Bretanha. À primeira vista, isso pode parecer algo banal, mas, acredite, não é.

Os vikings viajavam do território que hoje conhecemos como Escandinávia para a Grã-Bretanha desde o século VIII. Essas viagens não eram simples e exigiam muito esforço por parte da tripulação.

Colocar nos barcos um grande grupo de animais, como cachorros e cavalos, tornaria tudo ainda mais complicado, pois aumentava o desconforto dos passageiros, além de criar o cenário perfeito para proliferação de doenças.

Ainda assim, o estudo sugere que os vikings não se importavam e levavam seus animais como companhia nessas viagens que tinham como objetivo saquear e invadir novos territórios.

Análise de material biológico corrobora com essa hipótese

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Como saber se os animais encontrados nos túmulos eram escandinavos? Afinal, eles poderiam ter nascido na Grã-Bretanha e simplesmente terem sido adotados pelos vikings, não é mesmo? Bem, não é isso que mostram extensos exames feitos nas ossadas desses bichos.

Os cientistas fizeram uma análise isotópica nos ossos.  Essa análise mostrou grande presença de estrôncio, um material que se acumula nos ossos dos animais dependendo do que eles comem, além de também ser encontrado em rochas. Portanto, esse material dá dicas da dieta dos bichos.

Os exames revelaram que a maior parte da dieta desses animais foi feita na Escandinávia. Portanto, eles viajaram até a Grã-Bretanha e morreram nesse novo território.

Por que os vikings tinham tanto carinho por seus animais?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os vikings eram um povo “pagão”, nome dado a quem não era cristão. Na tradição religiosa viking, não são raros os casos em que aparecem animais com papéis de destaque na mitologia.

Cavalos, por exemplo, seriam usados para levar a alma de guerreiros abatidos em campos de batalha para um plano espiritual — o que pode ajudar a explicar o motivo dessa ligação e da necessidade de levar animais comuns em viagens. Afinal, os guerreiros encontrariam cavalos, cães e porcos ao chegarem na Grã-Bretanha.

“Nossa principal fonte primária da época, as Crônicas Anglo-Saxãs, relata que o exército apreendeu cavalos da população local na Grã-Bretanha, mas nossa evidência isotópica mostra que essa não foi a única história – eles também trouxeram animais com eles de suas terras natais. .” disse à CNN Tessi Löffelmann, um dos autores do estudo.

A viagem pelo Mar do Norte teria sido “molhada, fria e desconfortável para todas as partes envolvidas”, já que os navios transportavam animais e humanos juntos, explicou Löffelmann.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: