Artes/cultura
03/04/2023 às 02:00•3 min de leitura
A literatura é um lugar onde os seres humanos podem usufruir o máximo de suas criatividades para criar histórias incríveis, sejam elas fictícias, realistas ou um misto de ambos. Afinal, a graça está justamente em poder misturar imaginação e realidade sem temer qualquer tipo de consequência.
E não são poucos os casos de personagens que estão entre esses "dois mundos". Ao longo da nossa história, muitas figuras fictícias do universo literário surgiram inspiradas em pessoas que realmente existiram. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Conheça seis personagens famosos que foram criados baseados em figuras notórias da vida real!
(Fonte: Getty Images)
As histórias de Sherlock Holmes, o investigador mais renomado da Scotland Yard, tornaram-se extremamente famosas no mundo da literatura. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que o detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle foi inspirado em um médico chamado Joseph Bell.
Bell trabalhava como cirurgião em Edimburgo e costumava usar seus poderes de observação para solucionar crimes. Afinal, quando se mexe com o corpo humano, é possível encontrar algumas pistas. Logo, Holmes nunca existiu realmente, mas Bell tinha contato direto com a polícia de sua época.
(Fonte: Getty Images)
Seguindo no ramo investigativo, outro personagem que obteve muito sucesso — seja em livros ou nas telas do cinema — foi o espião James Bond, também conhecido como agente 007. Bond foi inspirado em várias personalidades, mas a mais influente delas foi Forest Yeo-Thomas, um agente britânico que trabalhou durante a Segunda Guerra Mundial.
Ian Fleming, autor dos livros de James Bond, acreditava que esse seria o modelo perfeito para seu protagonista. Yeo-Thomas era conhecido como o "Coelho Branco", principalmente pela sua incrível habilidade de escapar da captura.
(Fonte: Getty Images)
Um milionário arrogante transformado em super-herói. Essa é a história de Tony Stark, o Homem de Ferro, um dos personagens mais emblemáticos das histórias em quadrinhos e dos recentes filmes da Marvel. Porém, um fato curioso sobre esse personagem é que ele foi inspirado em um homem chamado Howard Hughes.
Hughes foi um empresário e inventor americano, responsável por criar o primeiro helicóptero de sucesso no mundo e também o Spruce Goose, o maior avião construído em sua época. Com tanto poder, ele se tornou um exemplo perfeito para as histórias de Stan Lee.
(Fonte: Getty Images)
Você pode estar se perguntando como uma baleia gigante que é o terror dos sete mares pode ter sido inspirada na vida real, certo? Porém, Moby Dick surgiu por conta de uma baleia verdadeira apelidada de Mocha Dick. Ela era uma cachalote que vivia no Oceano Pacífico e tornou-se conhecida por atacar navios.
Estima-se que, ao longo de sua vida, Mocha Dick teria matado mais de 20 marinheiros. Tal história se tornaria enredo para a obra-prima de Herman Melville.
Jean Harlow e Hedy Lamarr. (Fonte: Margaret Chute/Laszlo Willinger/Archive Photos/Getty Images)
A personagem Mulher Gato (Selina Kyle), que volta e meia aparece como antagonista ou interesse amoroso das histórias de Batman, foi criada por Bob Kane e Bill Finger. No passado, Kane afirmou que a personagem foi inspirada nas atrizes Jean Harlow, Hedy Lamarr e em sua própria prima, Ruth Steele.
Steele, inclusive, era uma dançarina e acrobata muito habilidosa, apresentando-se sob o nome de "Menina Gato".
(Fonte: Warner Bros./Divulgação)
Um dos personagens que mais divide opiniões nas histórias de Harry Potter, o professor Severo Snape foi criado por J.K Rowling com base na vida de John Nettleship, um professor do passado que a escritora considerava um tanto quanto "sádico".
Nettleship não gostou da comparação quando a descobriu, chegando a afirmar que "sabia ser um professor rigoroso, mas não achava que era tão ruim". De todo modo, ele entrou para a história como inspiração de um dos maiores ícones da saga de livros.