La Lechuza: a lenda mexicana da bruxa com corpo de coruja

29/04/2023 às 09:002 min de leitura

Há muitos séculos, uma lenda assombra povos que vivem do norte do México até a região de Rio Grande Valley, no Texas, nos Estados Unidos. A história, passada de geração para geração, fala sobre uma enorme coruja com cabeça de mulher que sai à noite em busca de presas fáceis, como homens bêbados e crianças.

Por ser um daqueles pedacinhos de folclore regionais bastante específicos, pouco se encontra online sobre a lendária La Lechuza — cuja alcunha literalmente significa "a coruja," em espanhol.

A lenda de La Lechuza

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A história fala sobre uma mulher que, após passar por situação terrível, teria obtido o poder de se transformar em uma imensa coruja e passado a atacar pessoas durante a noite. Seus alvos favoritos geralmente eram crianças que saíam de casa durante a noite e pessoas sob forte influência de bebidas alcoólicas.

Existem várias versões do conto: em uma, sua sede de vingança pela morte de seu filho a transformou em um monstro; em outra, ela é uma serva do diabo enviada à Terra para causar o mal. São muitas as variações da história, mas todas elas possuem a mesma mensagem: encontrar La Lechuza é um péssimo sinal e pode levar à morte.

Sim, segundo a lenda, encontrar o assustador ser misterioso era praticamente sinônimo de receber uma passagem só de ida para a morte. Além de ser muito grande, com relatos indicando que ela chegava a ter mais de 2 metros de altura, La Lechuza não hesita em atacar. E não é só isso: algumas versões da história dizem que mesmo um simples toque de suas penas pode ser letal.

Origem de La Lechuza

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Como é comum ao folclore em todo o mundo, a lenda de La Lechuza ganhou força e se manteve viva graças à contação de histórias. De uma geração para a outra, contos sobre a bruxa que virava coruja ou sobre a monstruosa mulher em busca de vingança foram se popularizando, evoluindo e se mantendo no imaginário popular mexicano.

A associação à coruja é fácil de entender, visto que o animal pode chegar a medir quase 1 metro de altura e é uma ave de rapina de hábitos noturnos. É compreensível que alguns séculos atrás esse era um animal temido.

Mas encontrar a verdadeira origem da lenda é muito difícil. Além de tradicionalmente ser o tipo de história contada oralmente, sem tantos registros escritos, La Lechuza é uma daquelas criaturas folclóricas regionais, sendo praticamente desconhecida por pessoas de outras partes do mundo.

Uma das hipóteses é de que a lenda surgiu após a colonização espanhola, que trouxe consigo o cristianismo que, por sua vez, rotulava como paganismo e bruxaria tudo aquilo que ia contra suas crenças. Divindades locais, antes vistas como aliadas, agora eram rotuladas como demônios. Até mesmo criaturas da natureza passaram a ser encaradas como malignas — com as corujas sendo um bom exemplo, já que até hoje são associadas a bruxaria

Embora seja uma história bem antiga, datada de séculos atrás, ainda há quem jure ter visto La Lechuza atualmente. Como bem sabemos, não dá para acreditar em tudo o que está na internet, mas é bastante fácil encontrar relatos de casos relativamente recentes sobre a mulher coruja.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: