Ciência
24/05/2023 às 12:00•2 min de leitura
Quem disse que as agências dos correios não podem ser magníficas? Se aqui no Brasil não temos a oferta desse serviço em espaços deslumbrantes, em outros países há agências que se consagraram como pontos turísticos famosos e impressionam pelo seu grande valor arquitetônico.
Em alguns casos, a construção ganhou uma nova função com o passar do tempo, mas em outros, ainda é possível ter o serviço em operação em um local majestoso. Confira, agora 5 das agências dos correios mais belas ao redor do mundo.
General Post Office (G.P.O.) de Calcutá. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Em funcionamento desde 1868, o posto dos correios de Calcutá, na Índia oriental, é um dos mais antigos da cidade. Projetado pelo arquiteto Walter B. Grenville, ainda hoje, ele é por onde milhões de correspondências passam diariamente.
Essa edificação, que também tem em seu interior um antigo museu postal, destaca-se pela influência da arquitetura neoclássica e se encontra bem próxima da estação ferroviária de BBD Bag, no estado de Bengala Ocidental.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
O local, hoje conhecido como o Palácio das Comunicações, construído entre 1904 e 1918, foi originalmente concebido para ser o lar do serviço de correios da Espanha. E graças a essa aparência para lá de eclesiástica, o edifício é carinhosamente chamado de "Nossa Senhora das Comunicações".
Há, inclusive, quem diga que esse nome teria sido atribuído por Leon Trotsky, em visita à Espanha no ano de 1930. Atualmente, o monumento abriga a Sede da Câmara Municipal de Madri
No Palácio dos Correios do México, os detalhes ganham vida. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
O centro histórico da Cidade do México possui um dos locais mais belos: o Palácio dos Correios do México. Ele foi construído em 1907, no período em que o serviço passou a operar no local como uma entidade com autonomia própria.
Fruto de um projeto que combina diferentes estilos, há elementos renascentistas, do barroco e mesmo do Art Nouveau evidentes. Por dentro, ele não é menos intrigante, com a presença de uma escadaria monumental, luminárias decoradas e detalhes que podem ser percebidos até mesmo nas janelas.
Os arcos mouriscos dão um ar encantador à construção, que é bastante visitada por turistas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Na África, também há um local de destaque: trata-se do antigo Correio Central de Argel, projetado no ano de 1911 pelos arquitetos Marius Toudoire e Jules Voinot. Essa bela construção, inaugurada em 1913, é considerada um dos patrimônios monumentais da Argélia.
Localizado no centro da cidade, o Correio Central já sobreviveu a um incêndio, ocorrido em 2012, e que afetou parte de sua estrutura. Em 2015, ele passou por novas obras e foi transformado no Museu sobre a História dos Correios e das Telecomunicações. A agência que ali operava foi transferida para outro local próximo.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
O edifício que se destaca pela sua cor amarela, foi originalmente erguido para ser uma mansão e abrigou diferentes famílias. Após a Segunda Guerra Mundial, com parte da estrutura abalada pelo confronto, ele passou por um processo de reconstrução. E a partir de 1877, ele se tornou o lar da principal agência dos correios da cidade de Bonn.
Esta função foi empregada até 2008. Vale destacar que logo à frente dessa antiga e belíssima estrutura, na praça Münsterplatz, há a estátua de uma das figuras mais famosas dentro do universo da música erudita: Ludwig van Beethoven, compositor que nasceu naquela mesma cidade alemã, no ano de 1770.