Estilo de vida
08/08/2023 às 12:00•2 min de leitura
Um doce produzido na Argentina é a nova febre do TikTok. O Franuí, uma iguaria feita de framboesas congeladas cobertas por camadas de chocolate (que pode ser ao leite, branco ou meio amargo), tem bombado na rede social, o que fez com que o produto desaparecesse das prateleiras brasileiras.
A viralização começou a ocorrer em julho deste ano, e fez muita gente conhecer o doce. Neste texto, compartilhamos como ele surgiu e por que se tornou tão popular.
(Fonte: Rapanuí)
O Franuí é uma invenção recente: ele foi criado em 2013 pela família Fenoglio, que reside em Bariloche, na Argentina. As framboesas cobertas angariaram fama porque, durante uma sessão do Senado, a vice-presidente Cristina Kirchner não se deu conta que estava com o microfone ligado quando perguntou a alguém que horas fechava a fábrica do doce. Isso fez com que muita gente se interessasse pela iguaria dos Fenoglio, e até começasse a tentar fazer receitas caseiras.
A produção começou pelas mãos de Diego Fenoglio. Ele herdou dos pais, imigrantes italianos que se mudaram para Bariloche em 1948, uma confeitaria chamada Tronador. Ela se tornou uma das primeiras chocolaterias artesanais da região.
Com o tempo, a empresa mudou de nome e passou a se chamar Rapanuì. Hoje a chocolateria tem lojas instaladas na Argentina e na Espanha. O bombom Franuí também está à venda na região italiana de Piemonte, de onde vieram os pais de Diego Fenoglio, que já foi chamado pela revista Forbes de "Willy Wonka argentino".
Piemonte, aliás, tem uma tradição de chocolaterias artesanais e é famosa pela produção do gianduiotto, um bombom recheado de avelãs. Acredita-se que Fenoglio tenha se inspirado na tradição da família italiana para criar o famoso doce.
(Fonte: Franuí)
O sucesso do Franuí na internet começou a ser construído em 2020, quando uma tiktoker da Argentina apresentou o doce o citando como uma das melhores coisas que existem. Seu vídeo angariou muitas visualizações, mas não chegou a viralizar. No ano seguinte, outra pessoa mostrou no perfil que tinha encontrado uma barata dentro de uma das framboesas.
A repercussão mais recente iniciou em 2022, quando a tiktoker brasileira Juliana Linhares foi a Bariloche e mostrou o Franuí. Mas a primeira a realmente viralizar o doce por aqui foi a tiktoker Marianna Benassatto, que reclamava da dificuldade de encontrar o Franuí no Brasil.
Para se ter uma ideia do sucesso que o doce está fazendo, o termo “Franuí” já foi mencionado mais de 80 milhões de vezes no TikTok. Vários dos vídeos postados são de pessoas que ensinam alguma receita caseira para quem quer tentar fazer o doce.
No Brasil, o produto ainda é difícil de encontrar, mas pode ser achado em alguns mercados e em empórios especializados em produtos importados. Há também algumas opções em aplicativos de entrega. Para a Forbes Argentina, Aldo Fenoglio, que é filho de Diego Fenoglio, declarou que há planos de uma instalação da sucursal da empresa no Brasil nos próximos anos.