4 candidatos à presidência que foram assassinados em campanha

10/08/2023 às 08:223 min de leitura

Nesta quarta-feira (09), o assassinato de Fernando Villavicencio surpreendeu o mundo. O candidato à presidência do Equador estava em campanha quando foi vítima de tiros, morrendo no local. Apesar de chocante, o crime não foi o primeiro contra políticos concorrendo à liderança de um país.

Além de Villavicencio, pelo menos outros três candidatos foram mortos durante a corrida presidencial de suas respectivas nações. A seguir, você confere quatro casos que terminaram com a morte de políticos que tentavam se eleger presidentes de seus países.

1. Fernando Villavicencio

Candidato Fernando Villavicencio foi morto nesta quarta-feira (09) durante campanha à presidência da Colômbia (Fonte: YouTube/Reprodução)Candidato Fernando Villavicencio foi morto nesta quarta-feira (09) durante campanha à presidência da Colômbia (Fonte: YouTube/Reprodução)

O caso mais recente ocorreu no dia 9 de agosto de 2023, no Equador. Na ocasião, Fernando Villavicencio, do Movimento Construir, deixava um comício político realizado em Quito, a capital do país.

Enquanto saía de uma escola e se dirigia ao carro de sua comitiva, Villavicencio foi alvejado diversas vezes, sendo baleado pelo menos três vezes na cabeça com tiros de fuzil. Várias pessoas ficaram feridas e o candidato morreu no local. Ele era um dos principais candidatos à presidência do país, aparecendo em várias pesquisas como segundo colocado na disputa presidencial.

2. Luis Donaldo Colosio Murrieta

Luis Donaldo Colosio Murrieta foi morto a tiros na cidade de Tijuana, no México (Fonte: YouTube/Reprodução)Luis Donaldo Colosio Murrieta foi morto a tiros na cidade de Tijuana, no México (Fonte: YouTube/Reprodução)

Quase 30 anos atrás, Luis Donaldo Colosio Murrieta foi assassinado quando concorria à presidência do México. O crime ocorreu no dia 23 de março de 1994 no bairro de Lomas Taurinas, na cidade de Tijuana. Colosio interagia com eleitores quando foi baleado duas vezes e não resistiu aos ferimentos.

O assassinato do político veio em um momento de grande crise no sistema político mexicano. O candidato era descrito como uma figura carismática, honesta e simples, sendo visto como um símbolo de uma nova esperança rumo a um modelo de liderança mais democrático e pluralizado no país.

3. Luis Carlos Galán Sarmiento

Luis Carlos Galán Sarmiento concorria à presidência quando foi vítima de ataques de traficantes de drogas (Fonte: YouTube/Reprodução)Luis Carlos Galán Sarmiento concorria à presidência quando foi vítima de ataques de traficantes de drogas (Fonte: YouTube/Reprodução)

Na noite do dia 19 de agosto de 1989, o senador colombiano Luis Carlos Galán Sarmiento foi morto a tiros enquanto se preparava para discursar para cerca de 10 mil pessoas no município de Soacha. Ele era um dos principais concorrentes à presidência da Colômbia e já havia sido vítima de uma tentativa de assassinato no começo do mesmo mês.

Sua morte teria sido resultado do combate ao tráfico de drogas no país, ocorrendo horas depois de um policial ser morto a tiros na cidade de Medelín. Após os ataques e a morte do candidato, o então presidente Virgilio Barco Vargas declarou Estado de Sítio no país e fechou um acordo com os Estados Unidos para extraditar traficantes suspeitos de envolvimento no assassinato. 

5. Joseph Smith Jr.

Ilustração retrata momento em que homens invadem prédio e atiram contra os irmãos Smith (Fonte: Getty Images/Reprodução)Ilustração retrata momento em que homens invadem prédio e atiram contra os irmãos Smith (Fonte: Getty Images/Reprodução)

No dia 27 de junho de 1844, Joseph Smith Jr. e seu irmão, Hyrum Smith, foram mortos por uma multidão após uma sequência de fatos botar a dupla na mira da população. O candidato à presidência dos Estados Unidos era prefeito da cidade de Nauvoo, no Estado de Illinois, além de ser fundador e líder do Movimento dos Santos dos Últimos Dias.

Logo após o recém-lançado Nauvoo Expositor publicar sua primeira (e última) edição, Smith Jr. rotulou o jornal como sendo um "incômodo" à sociedade, conseguindo aprovação do Conselho local para interromper as atividades do local. Ele ordenou que a prensa do Nauvoo Expositor fosse destruída, pondo um fim às atividades do jornal. Tudo isso porque a publicação, que criticava o prefeito e vários outros líderes religiosos, o acusava de poligamia e de tentar se posicionar como um rei teocrático.

As ações do prefeito não agradaram a população, que se revoltou contra ele o governo local. Smith e outros membros do Conselho foram indiciados por causar uma rebelião e, após muita confusão incluindo a instauração de lei marcial, a coisa toda resultou na prisão do prefeito e seu irmão, que se entregaram às autoridades. Eles foram encarcerados em Carthage, uma cidade vizinha. Em seguida, cerca de 200 homens invadiram o prédio onde eles estavam presos, tirando a vida dos irmãos Smith.

Como concorria à liderança do país, Joseph Smith Jr. entrou para a história como o primeiro candidato à presidência dos Estados Unidos a ser morto em campanha.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: