6 sociedades (meio) secretas inusitadas e clubes estranhos que despertam a curiosidade

18/01/2024 às 04:303 min de leitura

Que organizações e sociedades secretas — ou mais ou menos secretas, pelo menos — existem há muito tempo, nós sabemos, e algumas delas são bastante famosas, como a maçonaria. No entanto, há muitas que existem para defender objetivos e práticas que sequer imaginamos, ou ainda que sejam mais tradicionais, permanecem rodeadas de mistérios.

1. People Watching Club

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Observar as pessoas ao redor, a depender da situação, pode ser interessante, ou mesmo divertido. Mas para um grupo de pessoas, se tornou um objetivo concreto. Assim, alunos da Universidade de Boston se reuniram em 2007, fundando o People Watching Club. Tudo isso para aplicar e compreender teorias psicológicas e sociológicas, dizem.

Bom, talvez a experiência de ser observado por muita gente não seja das melhores... Mas pelo menos em teoria, cada um dos membros está atento a aspectos diferentes.

2. The Anti-Flirt Club

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Para mulheres cansadas de serem alvo de assédio, o Anti-Flirt Club buscava ser uma solução, ainda que não atacasse o problema de forma direta. Fundado em Washington em 1923, ele visava oferecer um ambiente acolhedor e seguro para as jovens, disponibilizando regras que continham orientações para que as moças tomassem cuidados com flertes e evitassem as temidas abordagens inconvenientes nas ruas.

O mesmo também se fazia presente nas orientações sobre como evitar um maior envolvimento com homens comprometidos. Tudo isso considerando que no período, muitas vezes, homens ofereciam caronas para mulheres que eram vistas se deslocando a pé pelas ruas da cidade.

3. The Georgian Farting Club

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Parece coisa da famosa "quinta série mental", já que talvez apenas aqueles com uma imaginação fértil poderiam supor que um clube dos peidos chegou a ser fundado no século XVIII, em Londres.

Existe a hipótese que o The Georgian Farting Club tenha sido idealizado a partir de um texto que se propagou na época e destacava os benefícios de dar peidos. O material foi escrito pelo — sátiro, diga-se de passagem — Jonathan Swift, famoso autor das Viagens de Gulliver.

Em teoria, os membros desse grupo se reuniam para liberar as flatulências mais barulhentas e fedorentas possíveis — um deles seria o vencedor. Para isso, eles recorriam a dietas bem elaboradas, e dizem que até laxantes eram usados em nome desse objetivo. Difícil imaginar que condições os membros teriam de conduzir a competição, e mesmo de selecionar os vencedores.

4. Club dei Brutti

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os padrões de beleza se impregnaram na sociedade há muito tempo, embora muitas deles estejam à mercê das tendências que predominam em um determinado período. E quem está fora deles, inevitavelmente, se sente excluído e desvalorizado.

Para dar fim a isso, a Associação Mundial de Pessoas Feias foi fundada em 1879, na cidade de Piobbico, na Itália. Ela defende um lema poderoso: todos devem ser julgados pelo seu caráter, e não pela aparência.

Apesar do nome, qualquer pessoa que deseja ingressar na sociedade é muito bem-vinda. Periodicamente, todos se reúnem e desfrutam de diferentes eventos. Para eles, o importante é deixar as aparências de lado.

5. Porcellian Club

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

O Porcellian Club figura como uma das sociedades secretas fundada em 1791 na Universidade de Harvard. O nome Porcellian, que vem de “porcus” (porco, em latim), faz referência ao porco assado servido no primeiro encontro.

Apenas pessoas selecionadas entravam nesse grupo, e dentre os membros, há alguns nomes famosos, como o presidente Theodore Roosevelt e Thomas Hitchcock Jr, jogador de polo. Historicamente, mulheres não fazem parte da sociedade, que não é reconhecida pela Instituição, o que gera debate e muitas críticas.

6. Cadaver Society

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

A Cadaver Society, apesar de ter a sua existência relativamente conhecida, ainda segue envolta em mistérios. Acredita-se que os seus membros sejam alunos veteranos do curso de medicina da Washington and Lee University, detentores das melhores notas.

Ainda segundo as histórias que circulam, os membros dessa sociedade secreta cultivam hábitos noturnos e circulam pelos arredores do campus rabiscando a letra C, símbolo da sociedade, sempre com os rostos devidamente cobertos.

Outro boato envolvendo a sociedade, fundada em 1957, aponta que os membros construíram passagens subterrâneas que atravessam o campus.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: