4 filósofas da Antiguidade Clássica que você precisa conhecer

10/04/2024 às 10:002 min de leituraAtualizado em 10/04/2024 às 10:00

Muitos nomes são lembrados quando falamos da antiguidade grega e romana, com obras que ainda hoje se mantém atuais e tratam de assuntos universais que permeiam o nosso cotidiano, como amor, raiva, amizade, superação de dificuldades e até mesmo os temas mais delicados e difíceis de lidar, como a morte.

Há mulheres que viveram nesse período, entretanto, que não ganharam tanta fama, e talvez você não conheça algumas delas. Essa é a oportunidade de saber mais sobre essas filósofas que se destacaram e foram alvo de admiração entre os seus contemporâneos.

1. Aspásia de Mileto

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Aspásia é lembrada como uma das professoras de Sócrates. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Nascida por volta de 470 a.C., pode-se dizer que foi uma das filósofas mais famosas de Atenas. No entanto, ela não nasceu ali, mas em Mileto, sendo considerada estrangeira — mas foi respeitada dentro da sociedade. Logo no início da Guerra do Peloponeso, ela passou a nutrir um relacionamento de Péricles, conhecido líder da antiga cidade-Estado, com quem teve um filho.

E apesar de poucas informações sobre a vida que ela levou chegarem até nós, sabemos que suas habilidades de escrita foram valorizadas até mesmo por Sócrates. Em um dos seus diálogos (escritos por Platão), ele dizia ter aprendido com ela a arte da persuasão. Nas obras de Aristófanes e Xenofonte ela também é mencionada, o que reforça isso.

2. Sosípatra de Éfeso

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Sosípatra de Éfeso era considerada bastante sábia e conseguiu ter bastante prestígio enquanto professora. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Ela viveu no século IV e sonhava em se tornar uma docente. Educada por estrangeiros, Sosípatra lutou para conquistar sua independência e se tornou uma professora neoplatônica consagrada. Em meio ao seu trabalho, rodeada por muitos homens que costumavam exercer essa função, ela conheceu seu marido, Eustácio da Capadócia.

Quando ficou viúva, ela se mudou para Pérgamo, onde fundou uma escola. Foi questão de tempo para Sosípatra ficar conhecida por ministrar conteúdos mais avançados de filosofia, acessíveis apenas a alunos que já tinham prévia formação.

Ela também era associada a certo misticismo, já que havia quem considerasse que ela tinha poderes mágicos e era capaz de ver o futuro. Alguns episódios envolvendo suas revelações reforçam essa ideia. Infelizmente, não há representações desta mulher tão importante para a história da filosofia.

3. Temistocleia

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Além de filósofa, Temistocleia foi matemática e profetisa de Delfos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Temistocleia foi uma sacerdotisa do templo de Apolo e residia em Delfos. Ela viveu no século VI a.C., e hoje é lembrada por ter sido professora de Pitágoras, responsável por transmitir ensinamentos sobre doutrinas éticas. Também há relatos que especulam a possibilidade dela ser irmã dele.

Fato é que a influência positiva que a filósofa exerceu foi importante, fazendo com que ele se tornasse uma espécie de "feminista" da antiguidade, uma vez que foi considerado o primeiro filósofo a aceitar mulheres como discípulas.

4. Flávia Cléa

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Cléa era sacerdotisa e uma intelectual respeitada dentro do meio político. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Flávia Cléa viveu em 100 d.C. Em meio ao Império Romano, ela conseguiu conquistar um papel político e intelectual bastante prestigiado, sendo procurada para aconselhar os líderes do governo.

Mas enquanto entusiasta e estudiosa da filosofia, foi em Plutarco uma das companhias que ela encontrou para debater assuntos complexos desse universo tão subjetivo. Inclusive, o antigo historiador acaba comentando em algumas das suas obras como as conversas com a Cléa o inspiraram na escrita de seus próprios textos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: