Saúde/bem-estar
09/10/2024 às 18:00•2 min de leituraAtualizado em 09/10/2024 às 18:00
Os Yokai são seres sobrenaturais pertencentes ao folclore japonês e que também pode ser chamados de kappas ou demônios. Alguns deles são humanos com aparência de animal, ou têm a habilidade de transformar-se em outras coisas.
De acordo com o folclorista Michael Dylan Foster, os Yokai são “criaturas das terras fronteiriças, vivendo nos limites da cidade, ou nas montanhas entre as aldeias, ou nos redemoinhos de um rio correndo entre dois campos de arroz”. Eles seguem circulando na cultura japonesa e são realmente fascinantes.
O Nurarihyon é um Yokai muito poderoso dentro do folclore japonês. Dizem que sua aparência engana: embora ele pareça bonzinho, pode ser muito invasivo e enganador.
Sua aparência (com uma cabeça alongada em forma de cabaça, e um rosto enrugado, lembrando um velho) sugere se tratar de um sujeito tranquilo e sofisticado. No entanto, o Nurarihyon é tido como o mais potente entre todos os Yokai.
Um dos seus hábitos é entrar furtivamente na casa das pessoas enquanto os moradores estão distraídos. Ao fazer isso, ele passa a agir como se fosse o dono da casa servindo-se dos luxos da família, como chás e tabaco. E ninguém consegue impedi-lo: ao ser notado, os verdadeiros donos da casa começam a obedecê-lo.
A lenda da Chochin Oiwa surge a partir da trágica história de Oiwa, uma mulher que foi traída e assassinada pelo marido. Depois de sua morte, o espírito de Oiwa se tornou vingativo, e passou a se manifestar na forma de um fantasma de lanterna.
Este Yokai aparece então para as pessoas como uma lanterna de papel com um rosto desfigurado que brilha de forma assustadora. O seu costume é de vagar pelas ruas assombrando todos que foram injustos com ela.
Também conhecida como Oiwa-san, a Kuniyoshi Oiwa, é uma fantasma mulher muito conhecida no folclore japonês, e que surgiu em uma peça de teatro kabuki chamada Yotsuya Kaidan.
Trata-se da história de Oiwa, uma bela mulher que era casada com ronin (termo usado para designar um samurai que não tinha um mestre, ou seja, que não seguia um daimyo) chamado Lemon. Movido pela ambição, ele resolveu envenenar a esposa para se casar com outra.
Depois de sua morte, o espírito vingativo de Oiwa retorna para atormentar seu marido. Ela normalmente aparece com um rosto assustadoramente mutilado, o que simboliza o seu sofrimento.
Os Kappas são os Yokai aquáticos. Normalmente são retratados como criaturas do tamanho de uma criança, com uma forma humanoide e comportamento travesso. É comum que eles atraiam pessoas para a água no intuito de afogá-las.
Mas os Kappas podem ser tanto benéficos quanto maléficos. Pode parecer estranho mas, na cultura japonesa, eles são vinculados a um senso de honra e polidez e podem ser amigos ou derrotados por meio de esperteza e inteligência. A melhor forma de dominá-los é cumprimentá-los muitas vezes, curvando a cabeça, como fazem os japoneses.