Os 8 insultos vikings mais absurdos

23/06/2024 às 15:003 min de leituraAtualizado em 23/06/2024 às 15:00

Os livros de história foram precisos ao retratarem os vikings como um povo guerreiro com enorme capacidade de navegação em alto-mar. De origem nórdica, suas histórias envolvem conquistas e pilhagens que colocaram parte da Europa de pernas para o ar. Mas os quase 300 anos de Era Viking também guardam um segredo: eles gostavam de insultar.

As mais diversas linguagens existentes no mundo possuem palavras destinadas a ofender pessoas, mas é provável que nenhum outro povo tenha elaborado tantas frases ofensivas em sua história quanto os vikings. Sua língua, o nórdico antigo, tem origem em um idioma germânico setentrional, e é considerada complexa, com dialetos distintos e uma rica cadeia de xingamentos.

1. Amlóði

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Ofensa para alguém tolo, termo nórdico também deu origem ao nome de personagem de Shakespeare. (Fonte: Wikimedia Commons)

Além do talento para o mar, os vikings também tinham jogo de cintura para ofender as pessoas. Um muito comum era amlóði, termo de origem nórdica que significava algo semelhante a "tolo", ou um indivíduo muito fraco para executar um trabalho para o qual foi designado.

Curiosamente, essa ofensa deu origem ao nome nórdico Amleth, que de acordo com especialistas, teria resultado em Hamlet, famoso personagem de Shakespeare. Sobre isso, há quem defenda que o bardo tenha se inspirado em um popular conto escandinavo sobre um príncipe chamado Amleth antes de criar sua própria história.

2. Argr

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Ser considerado um covarde para um viking era horrível, digno de insulto. (Fonte: Wikimedia Commons)

O termo argr pode ser difícil para pronunciar, mas é, certamente, pior para quem essa ofensa se destina. Utilizada como um adjetivo pejorativo, ela significaria algo como "fraco" ou "afeminado" em nórdico antigo.

No processo de evolução linguística, a palavra passou a ser usada no cotidiano viking como um substantivo, com significado próximo de "covarde miserável".

3. Eldhús-fífl

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Para um viking, se você não ocupasse a vida, era uma pessoa inútil. (Fonte: Wikimedia Commons)

Aos poucos começa a ficar claro como os vikings não gostavam muito de pessoas tolas. Acompanhe, por exemplo, o caso da ofensa eldhús-fífl. A primeira parte desse xingamento, "eldhús", significa algo como "corpo de bombeiros" ou "sala de bombeiros", mas, apesar da tradução, era uma espécie salão de banquetes ou qualquer tipo de cômodo grande que contivesse uma lareira.

Já a construção eldhús-fífl seria "um tolo junto à lareira", o que especialistas no universo viking afirmam se tratar de uma pessoa de cabeça vazia, que não faz nada de útil da vida além de ficar sentado junto ao fogo o dia todo.

4. Frunti

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Vikings, apesar de seu perfil forte e agressivo, não curtiam indivíduos rudes e atrevidos. (Fonte: Wikimedia Commons)

Linguistas apontam que o xingamento frunti estaria relacionado à palavra escocesa "frunti", cuja tradução significaria "ousado", mas em outro contexto. Para os nórdicos, frunti era uma pessoa rude e grosseiramente atrevida, isto é, alguém sem modos.

5. Geit

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Ser uma pessoa sem fibra era mal visto entre os vikings. (Fonte: Wikimedia Commons)

Em nórdico antigo, geit era como se chamavam as cabras. Agora, no caso de você ser um viking, o termo era um insulto para chamar um indivíduo de "covarde", alguém sem fibra para enfrentar uma situação.

6. Hórbarn

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Uma pessoa jovem também podia acabar sendo insultada pelos vikings. (Fonte: Wikimedia Commons)

Os próximos três insultos têm origem semelhante, a começar pelo prefixo hór. Hórbarn é como os vikings insultavam alguém que não gostavam, geralmente jovem, para chamá-lo de "criança concebida em adultério". Sim, é parecido justamente com aquela ofensa que você pensou.

7. Hórkarl

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Pular a cerca podia resultar em ofensa à honra do viking. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

Como citado anteriormente, hórkarl tem o prefixo hór que conecta com o insulto anterior. Neste caso específico, vikings estavam ofendendo a homens, chamando-os de "adúlteros", o que, hoje, pode soar esquisito, mas na época era um insulto grave à honra de um indivíduo.

8. Hórkerling

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Deitar-se com um viking casado rendia grande insulto à mulher. (Fonte: Wikimedia Commons)

Completando a tríade de insultos vikings interligados, hórkerling era uma ofensa destinada a atacar a honra de mulheres. Em nórdico antigo, a palavra significava que a pessoa era considerada "uma prostituta", o que não estava necessariamente ligado com a profissão, mas a alguém que se deitava com homens casados.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: