Artes/cultura
09/11/2023 às 11:00•2 min de leitura
William Shakespeare é de longe um dos escritores mais célebres e prolíficos da história da humanidade, sendo altamente conhecido por vários de seus trabalhos gloriosos que perduram por séculos. Exemplos disso são Hamlet (1599), Romeu e Julieta (1597) e O Mercador de Veneza (1598) que não fizeram sucesso apenas em sua época, como também foram replicados inúmeras vezes em versões mais contemporâneas.
Contudo, o trabalho de Shakespeare parece estar incompleto desde que uma de suas peças simplesmente sumiu do mapa: Love's Labour's Won (1603). Desde que foi mencionada pela primeira vez em registros históricos, a obra nunca mais foi vista por aí. Sendo assim, o ano de 2023 marca os exatos 420 anos do mistério de um desaparecimento aparentemente sem solução.
(Fonte: GettyImages)
Existem poucos fatos conhecidos a respeito da peça mais misteriosa de William Shakespeare. Por exemplo, nenhum historiador sabe ao certo sobre o que era o enredo, quem eram os personagens, se havia músicas envolvidas ou uma reviravolta chocante no final. Todas essas questões estão totalmente em branco no imaginário popular.
Embora Love's Labour's Won só tenha ganhado força como uma possível peça perdida na década de 1950, o título foi mencionado pela primeira vez muitos séculos antes. Em 1598, um clérigo e professor — nascido apenas um ano antes de Shakespeare — incluiu o título na sua lista de comédias recomendadas.
Com base nessa informação, acredita-se que a peça foi escrita em meados da década de 1590. Por sua vez, isso significaria que a peça foi provavelmente encenada no The Theatre, um famoso teatro nos "subúrbios do pecado" no leste de Londres, o qual precedeu o glorioso Globe Theatre. O último, por sua vez, foi erguido pela companhia de atuação de Shakespeare.
Apesar dessa não ser uma informação certeira, alguns pesquisadores acreditam que Love's Labour's Won seria uma sequência lógica de Love's Labour's Lost, uma comédia sobre quatro jovens que abandonam suas mulheres para acidentalmente se apaixonarem. A ideia de sequências de peças dramáticas populares têm raízes na indústria teatral da Inglaterra no final do século XVI.
(Fonte: GettyImages)
Na Biblioteca Folger Shakespeare, nos Estados Unidos, existe um belo livro preto com capa de couro e detalhes dourados. Esse volume incomum é a única cópia conhecida da primeira edição da peça mais sangrenta do autor: Titus Andronicus. Por séculos, essa peça, publicada em 1594, foi considerada perdida. Essa história permaneceu até 1904, quando um funcionário dos correios em Malmö, na Suécia, a encontrou acidentalmente na biblioteca particular de sua família.
Descobertas como essa são um indício de esperança de que Love's Labour's Won ainda pode estar escondido em alguma parte do mundo, por mais improvável que seja. "Se Love's Labour's Won foi impresso, é extraordinário que ainda não tenhamos encontrado nenhuma cópia dele. Portanto, esse é definitivamente um item a ser observado", destacou a professora de estudos de Shakespeare na Universidade de Oxford, Emma Smith, em entrevista à BBC.
Na visão da pesquisadora, existe um pequeno fio de esperança de que um dia, no futuro, alguém em algum lugar tropeçará em um livro velho e esfarrapado e redescobrirá a obra perdida do famoso escritor inglês. Até lá, só nos resta aguardar.