Artes/cultura
10/06/2024 às 20:00•2 min de leituraAtualizado em 19/06/2024 às 11:09
“Os grandes porquês da humanidade” é uma série de matérias do Mega Curioso que pretende encontrar motivos plausíveis e científicos para perguntas que costumamos nos fazer, das mais óbvias às mais inusitadas. Confira no fim da matéria outras respostas incríveis para nossas maiores dúvidas!
***
Na hora de expressar raiva ou descontentamento contra algo, ou alguém, mostrar o dedo do meio é um dos insultos preferidos de grande parte das pessoas. O gesto também é bastante utilizado no trânsito, em shows musicais, eventos esportivos e diversas outras ocasiões, como forma de xingamento.
Essa prática tão comum e enraizada na cultura ocidental, principalmente, não tem uma origem totalmente definida, mas acredita-se que o uso ofensivo do dedo médio estendido, enquanto os demais são mantidos abaixados, aconteça há pelo menos 2,5 mil anos. Os gregos antigos teriam sido os responsáveis por inaugurar a prática.
Pesquisadores sugerem que a civilização grega via o ato como um gesto fálico, com o dedo do meio representando o pênis, enquanto os demais eram tidos como os testículos. Fazê-lo simbolizava oferecer a genitália masculina para alguém, como forma de ofender a pessoa.
Dali em diante, o hábito começou a se espalhar, chegando à Roma Antiga e outras regiões. Mas também há quem defenda que o gesto obsceno seja uma adaptação da estratégia de mostrar o pênis ereto aos seus inimigos, para intimidá-los, adotada por algumas espécies de primatas.
Além de não haver certeza sobre quando o hábito de mostrar o dedo médio para insultar alguém começou a ser praticado, também há outra dúvida relacionada ao gesto. Não se sabe se ele era feito da mesma maneira que atualmente, com o dedo erguido, na antiguidade.
O modo mais conhecido de fazê-lo é um padrão adotado principalmente nos Estados Unidos, mas existem variações em outros países que têm basicamente o mesmo significado. Na França e na Itália, por exemplo, “dar uma banana”, dobrando um dos braços em forma de “L”, pode ser algo tão ofensivo quanto.
Já no Reino Unido e outros locais, fazer o sinal do “V” com a palma da mão voltada para dentro tem um significado bem diferente do tradicional símbolo “paz e amor”, representando desprezo ou escárnio. Também há uma versão diferente na Rússia, em que o dedo médio de uma mão é dobrado para trás com o indicador da outra.
Para alguns especialistas, mostrar o dedo médio não tem mais o mesmo significado histórico de representação da genitália masculina e por isso não seria obsceno. “Significa muitas outras coisas, como protesto, raiva ou excitação, não é apenas o falo”, explicou o professor de Direito, Ira Robbins, à BBC.
O acadêmico da Universidade Americana em Washington (Estados Unidos) chegou à conclusão após estudar o uso do gesto na jurisprudência criminal, há alguns anos.
***
Confira outros grandes porquês da humanidade aqui no Mega Curioso: