Lançaram um livro que fala unicamente sobre os animais que fazem pum ou não

05/04/2018 às 12:002 min de leitura

Se algum dia, durante um de seus devaneios filosóficos, você já se perguntou se todas criaturas vivas fazem pum, mas não chegou a uma resposta, em breve você poderá esclarecer todas as suas dúvidas relacionadas com as flatulências do Reino Animal. Isso porque, de acordo com Ryan F. Mandelbaum, do site Gizmodo, a dupla de pesquisadores Daniella Rabaiotti e Nick Caruso decidiu lançar o livro “Does it Fart?” — ou simplesmente “Peida?” em tradução livre — que trata exclusivamente desse assunto e nós esperamos que chegue aqui no Brasil.

Metralhadoras da natureza

E de onde surgiu a ideia de escrever um livro inteiro sobre puns? Segundo Daniela, que faz doutorado na University College London e é membro da Sociedade Zoológica de Londres, ambas na Inglaterra, tudo começou com um tweet. Ou melhor... tudo começou quando alguém da família da pesquisadora perguntou a ela se as cobras soltavam gases, e Daniela não soube responder.

Rinocerontes fazem pumSim, os rinocerontes fazem pum (Vox/Ethan Kocak)

Foi aí que, segundo Ryan, a pesquisadora se deu conta do quão pouco sabemos sobre a digestão no Reino Animal — e o tweet dela acabou virando uma fascinante tabela colaborativa. Então, ela uniu esforços com seu colega, Nick, para reunir uma porção de informações interessantes e lançar o livro. Mas, e aí, as cobras fazem ou não fazem pum? Sim! E, dependendo da espécie, ele pode ser realmente “tóxico” (tudum-tsss).

E os gorilas? Ô! E quando eles comem figos, os gases são realmente violentos — tanto que alguns cientistas se guiam pelos ruídos para localizar os animais na floresta. As antas? Uhum... com bastante amplitude. Já os das baleias-azuis fazem jus ao tamanho desses mamíferos e são realmente longos e com um imenso volume, embora as flatulências tenham sido capturadas em raras ocasiões.

Os cães, por outro lado, todo mundo sabe que peidam, mas nem todos sabem que os ursos-pardos liberam gases, assim como as baratas e as centopeias. E as aranhas? Pois olha, ninguém sabe, assim como as salamandras! E tem também as criaturas que usam os peidos para se comunicar, como é o caso de determinados peixes, e as que simplesmente são produzem flatos, como é o caso das anêmonas-do-mar e das preguiças. Os pepinos-do-mar não soltam pum, mas existem espécies de peixes — da família Carapidae — que não só vivem em seus genitais, como se alimentam deles!

***

Você já se inscreveu para receber a newsletter do Mega Curioso? Não? Então, clique aqui e se inscreva para receber nossas doses semanais de curiosidades no seu email!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: