Realmente existem veículos com 'zero emissão' de dióxido de carbono?

18/04/2018 às 09:313 min de leitura

Estamos aos poucos nos familiarizando com os "veículos elétricos de emissão zero" , como os da Tesla, o BMW i3 e o Nissan Leaf. Eles vendem a imagem de emissão zero e, geralmente, a ideia de um futuro mais limpo e melhor. No entanto, se você analisar o processo de criação desses automóveis desde sua fabricação até a eventual eliminação, quantas emissões ao longo da vida eles realmente liberam? Há três partes neste processo:

  • A produção: quantas emissões são lançadas durante a produção do veículo? Isso inclui todas as emissões dos fornecedores para a produção, mineração, entrega e empacotamento das peças.
  • O uso do veículo: quantas toneladas de CO2 são emitidas na queima de combustível comparado com a quantidade emitida na geração de eletricidade para um carro elétrico?
  • Descarte do veículo: quantas emissões são gastas durante o descarte do veículo?

Aqui é uma análise curta para você entender de verdade quão mais limpo é um carro elétrico. Vamos dar uma olhada mais profunda:

Produção

Vamos começar com um exemplo ilustrativo das instalações de produção de bateria da Tesla e os processos envolvidos na sua montagem. O IVL, o Swedish Environment Institute, apresentou um relatório que descreve o potencial impacto do carbono da produção de baterias. Ele mostra que isso dá origem a 150-200 quilos de equivalente de CO2 por quilowatt-hora de bateria produzida. Tesla Model S, por exemplo, tem uma bateria de 100 kWh, o que significa que quando alguém compra o carro, já está levando para casa uma bateria que criou uma média de 17,5 toneladas de CO2 em seu processo de produção.

Segundo o The Guardian, um carro de médio porte gasta 17 toneladas de CO2 durante o processo de produção. Esse número é semelhante ao de um carro elétrico, não incluindo a bateria. Contudo, os carros elétricos precisam ser leves, o que significa que eles incluem muitos metais de alto desempenho. Outros metais raros estão espalhados por todo o carro, principalmente nos ímãs que estão em tudo, desde os faróis até a eletrônica de bordo. Então, enquanto um carro tradicional gasta só 17 toneladas de CO2, um carro elétrico gasta um total de 34,5 – resultado de 17,5 na bateria e mais 17 no resto dos componentes.

emissão de co2

O Uso do Veículo

É verdade que um carro elétrico tem "zero emissões". Mas de onde vem essa eletricidade? Nos EUA, apenas 30% da eletricidade vem de fontes renováveis, como a hidrelétrica, a nuclear e a solar. Logo, os carros elétricos fazem pouca diferença porque ao invés de queimar combustível no carro, está queimando combustível, gás natural ou carvão para criar aquela eletricidade. Considerando as fontes de eletricidade nos EUA, a Union of Concerned Scientists chegou aos números abaixo:

uso anual

Em resumo, um carro tradicional cria 3 vezes mais CO2 durante a vida útil, mas ainda gera menos emissões que o carro elétrico quando incluído as emissões com a sua fabricação.

Descarte

O descarte é a reciclagem das peças e a gestão dos resíduos. Assim, as emissões provenientes dos descarte representam menos do que 1% das emissões da vida do veículo, variando de 0,3 tonelada para carros elétricos (assumindo a reciclagem responsável da bateria) e 0,15 tonelada para um carro tradicional.

No total, carros elétricos criam menos emissões depois de prontos, mas liberam muito mais COem sua produção. Você também acaba mudando o problema do uso petróleo para o uso do cobalto e do lítio, que são os principais componentes baterias e possuem um processo de mineração bem sujo. 

queima de co2

Você precisa usar um carro elétrico minimamente por 3,8 anos para, na prática, criar menos emissões do que um modelo tradicional. Dito isso, a tecnologia de baterias está acelerando bastante e deve dobrar em potência nos próximos 7-8 anos, segundo o banco LiberumAinda assim, existem carros tradicionais leves que têm menos emissões ao longo da vida útil do que alguns carros elétricos. Por exemplo, carros de 500 kg, como o microcarro francês Ligier e o "kei car" do Japão.

Então, se você quiser de verdade criar menos emissões até a tecnologia de bateria ser aperfeiçoada, a melhor coisa a se fazer, por enquanto, é usar um carro com menos peso!

*Via assessoria

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