Incrível: esta “impressão digital” é a imagem de uma galáxia em movimento

02/05/2018 às 06:312 min de leitura

Você já ouviu falar da Grande Nuvem de Magalhães? Ela consiste em uma galáxia anã que orbita ao redor da Via Láctea e representa o quarto maior “corpo” do chamado Grupo Local — um conjunto composto por mais de 50 galáxias e no qual a nossa se encontra inserida —, vindo depois de Andrômeda, da Via Láctea e da Galáxia do Triângulo. Pois a imagem que você vai ver a seguir, embora pareça uma impressão digital, mostra a Grande Nuvem de Magalhães de uma forma diferente. Confira:

Grande Nuvem de MagalhãesGrande Nuvem de Magalhães em rotação (Agência Espacial Europeia - ESA)

A imagem foi compartilhada recentemente pela Agência Espacial Europeia, foi obtida pelo telescópio espacial Gaia — o mesmo utilizado para obter os dados necessários para a criação do maior mapa estelar já feito da nossa galáxia e seus arredores — e captura o movimento de rotação da Grande Nuvem de Magalhães e a densidade das estrelas que a compõem.

Impressão digital galáctica

De acordo com o pessoal da Agência Espacial Europeia — ESA —, a imagem foi criada a partir da combinação de uma porção de informações sobre os astros que formam a Grande Nuvem de Magalhães, como a densidade total das estrelas, suas velocidades e a forma como elas se movimentam no espaço.

A “impressão digital galáctica” — que, se você é fã de astronomia, vai concordar que é incrível —, faz parte da coleção de imagens coletadas pelo satélite nos últimos cinco anos. Aliás, juntamente com o catálogo estelar divulgado há alguns dias pela ESA, a captura tem como objetivo melhorar o conhecimento que os cientistas possuem sobre as galáxias que se encontram na nossa vizinhança e também entender melhor como a própria Via Láctea evoluiu em comparação com as demais.

Sobre a Grande Nuvem de Magalhães, ela se encontra a 163 mil anos-luz de distância de nós e funciona como uma espécie de “maternidade estelar”. O legal é que, como ela está entre as galáxias mais próximas da nossa e se encontra em uma região no cosmos desprovida de agrupamentos de estrelas superbrilhantes e nuvens galácticas, a Grande Nuvem é um corpo bastante interessante para a realização de observações e estudos sobre o nascimento de novas estrelas.

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: