NASA libera imagens contínuas do planeta Terra guardadas por 20 anos

09/06/2018 às 07:001 min de leitura

A NASA coletou quase duas décadas de imagens contínuas do planeta e elas estão acessíveis para todos. O registro do equipamento espacial MODIS é o mais longo já feito com imagens de satélite, da Terra. Com ele, é possível ver como estava o planeta em qualquer dia e qualquer lugar do globo, desde o ano 2000. Além disso, vários filtros e ferramentas facilitam a visualização de dados e eventos importantes do período.

Com uma quantidade tão grande de informação coletada, fica até difícil alguém saber por onde começar a explorar essa atualização da ferramenta Worldview. Para evidenciar momentos de destaque e como a plataforma pode ser usada, a NASA lançou este vídeo. Nele, podemos enxergar a erupção de um vulcão, um incêndio, ou o dia em que ocorreu o Furacão Katrina, como na imagem abaixo.

A Worldview também oferece diversos filtros que podem ser aplicados a imagem, por meio do botão “Add Layers”. Alguns exemplos são: Qualidade do Ar, Incêndios, Cobertura de Neve e Tipos de Vegetação. Mas, talvez a parte mais divertida seja o ícone em formato de câmera que cria uma animação da passagem dos dias, no intervalo de tempo de sua escolha. O resultado da animação personalizada pode ser transformado em um GIF e compartilhado.

Já a contribuição da ferramenta para pesquisadores é de grande valor, segundo Santiago Gassó, da Universidade do Estado de Morgan: “Nos anos 80 e 90 (...) você pegaria uma fita física com essas imagens e teria que colocar isso no sistema de processamento. Só então você saberia se a imagem era utilizável. Esse processo costumava levar de dias a semanas. Agora, você pode olhar imagens por dias, semanas e até anos em questão de minutos, encontrar imediatamente as imagens necessárias e baixá-las para uso. É fantástico!"

NASA libera imagens contínuas do planeta Terra guardadas por 20 anos via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: