Descobriram uma “galáxia fantasma” orbitando ao redor da Via Láctea

03/12/2018 às 09:022 min de leitura

Como você deve saber, existem galáxias “anãs” que orbitam ao redor da Via Láctea — como é o caso da Grande Nuvem de Magalhães, por exemplo, uma galáxia satélite da nossa que se encontra a cerca de 160 mil anos-luz da Terra. Na realidade, os astrônomos têm essas estruturas mais ou menos mapeadas, mas, vira e mexe eles se surpreendem com novas descobertas!

Esconde-esconde galáctico

Segundo uma nota divulgada pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, uma equipe de cientistas acabou de identificar mais uma dessas galáxias satélite da Via Láctea — e, ao que tudo indica, se trata de uma bem esquisitinha. Os pesquisadores descobriram a estrutura em novembro, enquanto examinavam dados coletados a partir do satélite espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia, e a batizaram de Antlia 2. Eles também determinaram que se trata de uma “galáxia fantasma”, uma vez que ela é extremamente difusa.

Conforme observaram, a galáxia se encontra a 130 mil anos-luz de distância de nós e é bastante grande, apresentando cerca de 1 terço do tamanho da nossa — e o fato de ela não ter sido detectada até agora gerou certa surpresa entre os cientistas. E como é que a danadinha conseguiu passar despercebida por tanto tempo, considerando que ela está mais próxima da Terra do que a Grande Nuvem de Magalhães e existem times e mais times de astrônomos com os olhos (e uma variedade de equipamentos) grudados no cosmos?

Via Láctea(Universidade de Cambridge)

Para começar, os pesquisadores explicaram que a Antlia 2 se encontra atrás do disco que compõe a Via Láctea, que, em termos de esconde-esconde galáctico, é o local ideal para não ser visto. Além disso, a densidade da galáxia é extremamente baixa e ela emite pouquíssima luz — cerca de 10 mil vezes menos do que a Grande Nuvem de Magalhães —, e só foi descoberta por conta da excelente qualidade das observações do satélite espacial Gaia.

Outro fator interessante sobre a descoberta é que, ademais de a nossa vizinhança no Universo ter ficado um pouquinho maior, a identificação da galáxia fantasma evidencia que podem existir outras estruturas e astros “brincando de esconde-esconde” em nosso endereço cósmico — e com os avanços tecnológicos e construção de equipamentos cada vez mais sensíveis e capazes, muitas coisas interessantes podem estar apenas esperando para ser detectadas.