Por que um banho quente melhora o sono?

Por que um banho quente melhora o sono?

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Um levantamento da Academia Americana da Medicina do Sono descobriu que um em cada três americanos adultos tem sintomas de insônia. O estudo também apontou que todos os anos, mais de 100.00 acidentes de trânsito acontece em decorrência de motoristas que pegaram no sono atrás do volante. Além disso, dificuldades em dormir podem acarretar outros problemas graves para a saúde, como a hipertensão, diabetes, ataque cardíaco, derrame e depressão.

Pessoas que sofrem com a insônia costumam recorrer a remédios, naturais ou receitados, para regular o sono e garantir um descanso adequado. Mas a ciência explica que um bom banho quente pode igualmente ajudar nesse processo.

Uma pesquisa desenvolvida por cientistas de Houston e da Califórnia, no Estados Unidos, revisou mais de 5.000 estudos sobre o sono e cruzou alguns dados sobre banhos quentes e mornos, como forma de melhorar a qualidade do sono das pessoas. De acordo com os dados, um banho de dez minutos com temperaturas entre 40 a 42 graus (a pesquisa usa 104 e 109 Fahrenheit) pode melhorar significativamente o sono. O levantamento também mostrou que se o banho quente for tomado de uma a duas horas antes de dormir, isso acelera em 36% a velocidade da pessoa adormecer.

Mas não é só isso, a maior parte das pessoas afirma que além de dormir mais rápido, a qualidade da noite de descanso foi muito melhor do que em noites sem o banho quente antes de dormir.

Qual a explicação?

E por que um banho quentinho ajuda a melhorar o sono? A ciência explica: durante 24 horas, nosso corpo sofre alterações de temperatura, tendo temperaturas mais altas de manhã e a noite, e mais baixas durante a hora de dormir. Como para começar a dormir, a temperatura corporal tem que estar caindo, ao tomar um banho quente, o fluxo sanguíneo do corpo leva calor para a superfície (principalmente mãos e pés) e rejeita calor para o ambiente, o que causa queda na temperatura.

Por isso, tomar banho uma ou duas horas antes de ir pra cama, faz com que quando você finalmente deite, seu corpo esteja completamente relaxado e nas condições ideais para iniciar um sono longo e gostoso.

E aí, quem vai testar a teoria?

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