Câmera com IA flagra motorista que usa celular ao dirigir na Austrália

02/12/2019 às 14:301 min de leitura

O governo do distrito de Nova Gales do Sul, na Austrália, começou neste domingo (1º) a implementação de um novo sistema de segurança no trânsito. De acordo com a ABC, novas câmeras foram instaladas em ruas da região para flagrar e multar motoristas que estão usando o celular enquanto dirigem.

Ao todo, 45 locais receberam câmeras fixas em postes e até portáteis, que ficam instaladas em veículos públicos e tiram fotos dos automóveis. E não há qualquer aviso de que a região é monitorada, como os avisos de radares de velocidade: a ideia é mesmo pegar os condutores desprevinidos. Ao todo, o projeto custou 88 milhões dólares australianos (cerca de R$ 253 milhões em conversão direta de moeda) e pode ser implementado em outras partes do país.

As câmeras rodam a partir de um sistema com inteligência artificial, capaz de detecar a presença ou não do celular nas mãos do motorista, independentemente da velocidade do carro ou das condições climáticas.

Testes preocupantes

Nos últimos seis meses, duas câmeras foram posicionadas nas ruas de Nova Gales do Sul apenas para testar o equipamento e verificar a quantidade de motoristas imprudentes. Os resultados foram preocupantes: mais de 100 mil flagras foram realizados, evidenciando a necessidade da instalação. Em um dos casos, um motorista usava o celular com as duas mãos no carro a 80 km/h, enquanto o passageiro conduzia o volante do veículo.

Fonte da imagem: Reprodução/ABC

Atualmente, a multa no distrito por usar o celular enquanto dirige é de 344 dólares australianos e cinco pontos de infração. O uso desses dispositivos com o carro em movimento só é permitido em casos específicos, como acoplado ao painel com o Bluetooth ligado e durante o uso em serviço — como motoristas de Uber, por exemplo. A meta é que, até 2023, mais de 135 milhões de automóveis sejam identificados pelo sistema.

Câmera com IA flagra motorista que usa celular ao dirigir na Austrália via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: