Doença celíaca pode estar ligada à exposição a certas bactérias

13/01/2020 às 13:001 min de leitura

A doença celíaca é uma condição incomum, mas se não for tratada pode causar uma série de problemas digestivos e danos ao intestino delgado. Sabemos que pode ocorrer por predisposição genética e ter gatilhos relacionados a fatores ambientais, mas muitas perguntas sobre ela permanecem sem explicação. Agora, os cientistas identificaram que certas bactérias podem estar por trás desse mal.

O que é essa doença?

Quem sofre de doença celíaca não tolera glúten, que são proteínas encontradas em grãos de cereais como trigo e cevada. O sistema imunológico identifica a proteína como uma ameaça, produzindo uma reposta inflamatória no intestino delgado. Os sintomas incluem dores de estômago, inchaço, diarréia, fadiga e anemia por deficiência de ferro, entre outros. Por isso, os afetados não podem comer pão, bolos, doces convencionais e nem cerveja.

Mas o que as bactérias têm a ver com isso?

Uma equipe de cientistas australianos realizou recentemente um estudo cujos resultados foram publicos na Nature Structural and Molecular Biology. Ao isolarem os receptores de células T (uma célula imune) de pacientes celíacos, perceberam que era possível reconhecer fragmentos de proteínas de certas bactérias.

Quando o sistema imunológico entra em contato com um patógeno, como as bactérias, ele o memoriza, para se proteger de futuras invasões. O que é muito interessante sobre as proteínas bacterianas analisadas é que elas se assemlham a fragementos de proteínas de glúten.

Ou seja, pessoas que possuem predisposição para o mal celíaco provavelmente entraram em contato com esse tipo de bactéria, então quando consomem glúten, o sistema imunológico acredita estar sob ataque e começa a revidar.

Ainda é cedo para afirmar com toda certeza, e nem todos os casos da doença estão conectados a esses pequenos micróbios. Mas os pesquisadores esperam que o estudo possa contribuir para técnicas de diagnósticos e tratamentos melhores no futuro. Diagnosticar esse mal rapidamente é essencial, pois evita danos ao sistema digestivo que podem prejudicar a saúde de uma pessoa. Lembrando sempre, caso desconfie que você possa sofrer dessa condição, consulte um médico.