publicidade

Dias na Terra tinham 30 minutos a menos na época dos dinossauros

17/03/2020 às 11:002 min de leitura

Você sente que os dias passam rápidos demais? Saiba que se você vivesse há 70 milhões de anos, eles seriam ainda mais ligeirinhos: cientistas descobriram que, naquela época, os dias possuíam cerca de 30 minutos a menos do que atualmente. 

Essa curiosa descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Bruxelas, na Bélgica, que analisaram a concha de um molusco do final do Cretáceo atrás de minúsculas camadas para calcular a duração dos dias. Assim, foi possível determinar que os dias possuíam 23h30, enquanto os anos tinham 372 dias. O processo é semelhante a contar os anéis dos troncos das árvores para calcular a sua idade, mas desta vez feito de maneira microscópica.

Fóssil utiizado na descobertaFóssil utiizado na descoberta

Isso não é necessariamente uma grande novidade, já que os cientistas notam que a rotação da Terra está cada vez mais lenta, sendo influenciada pela gravidade da Lua. A descoberta, porém, pode ajudar a explicar melhor a origem do nosso planeta e seu satélite natural, além da relação de poder que cada um exerce sobre o outro.

Leia tambémNova pesquisa explica a colisão que resultou na Terra e na Lua

A concha utilizada para a pesquisa pertenceu ao extinto molusco Torreites sanchezi, que ocupavam um espaço que hoje é preenchido pelos recifes de corais. Por possuir finas camadas de crescimento diário, ele seria o animal perfeito para calcular a duração dos dias em tempos tão remotos. Essa compreensão pode mudar a maneira como vemos o passado, afinal, costumávamos contá-lo através do conceito de dia que possuímos atualmente.

O molusco em questão viveu 9 anos nas profundezas do mar quente da costa de Omã, no Oriente Médio. Além de determinar a duração dos dias, o fóssil analisado também apresenta padrões sazonais, que permitiram calcular a quantidade de anos que ele viveu. Através das camadas, com espessuras de nanômetros, foi possível determinar que esse molusco se desenvolvia principalmente à noite. 

As ranhuras que puderam determinar a duração dos dias e dos anosAs ranhuras que puderam determinar a duração dos dias e dos anos

“Isso é bastante raro para um bivalve, e poucas espécies têm isso. Assim, é foi possível entender como esses bivalves se tornaram tão bem-sucedidos e como puderam assumir o papel de construtores de recifes dos corais na época dos dinossauros”, explica Niels de Winter, cientista responsável pela descoberta, ao Gizmodo.

Dias na Terra tinham 30 minutos a menos na época dos dinossauros via TecMundo

Fonte
Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: