Lhama, furão e hamster estão ajudando na luta contra a covid-19

20/04/2020 às 13:391 min de leitura

Pesquisadores estão investindo em outros animais, além dos ratos de laboratório, para ajudar a entender melhor a covid-19, bem como testar medicamentos e vacinas que podem conter os impactos da pandemia.

De acordo com estudiosos belgas e americanos do Instituto Vlaams de Biotecnologia, em Ghent, as lhamas contam com anticorpos que podem ajudar a neutralizar a infecção causada por esse vírus. Já os furões e hamsters apresentam as mesmas reações que as dos humanos quando contraem a covid-19.

Pesquisadores tentam descobrir se os anticorpos da lhama podem neutralizar o covid-19. (Fonte: PIXNIO / Divulgação)Pesquisadores tentam descobrir se os anticorpos da lhama podem neutralizar o covid-19. (Fonte: PIXNIO / Divulgação)

Ganho de reforços

As lhamas já tinham sido utilizadas em estudos sobre HIV, situação que permitiu aos pesquisadores descobrir que os anticorpos presentes no animal combatem uma série de outros vírus, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), um tipo de coronavírus.

Agora, os profissionais do Instituto Vlaams querem descobrir se o mesmo acontece com o Sars-CoV-2. A expectativa é de que os anticorpos do parente do camelo consigam neutralizar o vírus, o que pode auxiliar na criação de tratamentos para essa doença.

"Com o anticorpo que propomos e anunciamos na nossa descoberta, podemos trazer proteção imunológica imediata para um paciente ou uma pessoa potencialmente exposta", conta Xavier Saelens em uma entrevista à Euronews.

Na Ásia, pesquisadores publicaram um estudo na revista sul-coreana Cell Host & Microbe afirmam que furões e hamsters infectados com a covid-19 tem respondido de maneira muito semelhante aos humanos que contraem essa doença. Em Hong Kong, estudiosos também comprovaram os mesmos efeitos com a espécie de hamster-sírio.

O hamster-sírio apresenta os mesmos efeitos que os humanos ao contrair covid-19. (Fonte: Wikimedia Commons / Divulgação)O hamster-sírio apresenta os mesmos efeitos que os humanos ao contrair covid-19. (Fonte: Wikimedia Commons / Divulgação)