publicidade

Por que NASA e SpaceX adiaram o lançamento da Demo-2 para sábado?

28/05/2020 às 10:002 min de leitura

A NASA e a SpaceX decidiram cancelar a decolagem do foguete Falcon 9 por conta do mau tempo no Kennedy Space Center, localizado na Flórida, faltando apenas 17 minutos para o início da missão Demo-2, prevista para ser lançada às 17h33 (horário de Brasília) da última quarta-feira (27).

Um aviso de tornado foi emitido durante a tarde e por conta da força dos campos elétricos na atmosfera, o controle da missão avaliou que seria inseguro continuar com o lançamento, disse a SpaceX.

Adiamento da Demo-2 necessário

(Fonte: SpaceX / Divulgação)(Fonte: SpaceX / Divulgação)

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley deverão esperar até o próximo sábado (30) para iniciarem a viagem em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo da cápsula Crew Dragon. Mas por que esperar mais três dias para o histórico lançamento se o tempo pode melhorar antes?

À medida que a contagem regressiva se aproximava do lançamento, as condições climáticas pareciam melhorar. Representantes da SpaceX chegaram a afirmar que, se houvesse mais 10 minutos, a missão Demo-2 poderia ter decolado ainda na quinta-feira. Mas não era seguro enviar a Crew Dragon para o espaço fora da hora programada.

Janelas de oportunidade

(Fonte: SpaceX / Divulgação)(Fonte: SpaceX / Divulgação)

A NASA calcula as oportunidades de lançamento a partir de diversos fatores que devem ser combinados. O principal é a localização da Estação Espacial Internacional na órbita terrestre. A ISS deve estar em um local específico para que a Crew Dragon possa alcançar com segurança seu destino final e essa condição favorável não estará disponível antes do próximo sábado, às 16h22.

Além da mecânica orbital, uma série de fatores são necessários para a preparação da decolagem. "Fazemos a análise de voo assumindo que as temperaturas dos propulsores estão abaixo de uma certa quantidade para que saibamos quanto desempenho está disponível para o foguete — quanta margem teremos", disse o engenheiro de integração principal da SpaceX, John Insprucker. durante o webcast do lançamento cancelado.

Se o tempo em Cabo Canaveral não colaborar no sábado, a histórica missão da cápsula Crew Dragon pode ser adiada mais uma vez. Dessa forma, o lançamento da Falcon 9 só aconteceria na próxima janela de oportunidade — domingo (31), às 16h. Agora é torcer para quer tudo dê certo e o tempo colabore!

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: