Homem morre após família desligar ventilador mecânico por acidente

25/06/2020 às 03:002 min de leitura

Na semana passada (15), um homem indiano de 40 anos perdeu a vida de forma trágica no Hospital Maharao Bhim Singh, na cidade de Kota, estado de Rajasthan na Índia, depois que seus familiares, em visita, desconectaram o ventilador mecânico que o mantinha vivo, para ligar um climatizador levado por eles. 

O homem havia sido internado no hospital dois dias antes  com dificuldades respiratórias. Ao site Vice, o dr. Navin Saxena, superintendente médico, afirmou que "o hospital não foi designado como um centro covid-19, mas, para a segurança de nossos pacientes, criamos uma ala improvisada de isolamento para admitir pacientes suspeitos". 

No dia em que o homem com problemas respiratórios foi transferido para o isolamento, sua família chegou ao hospital para visitá-lo. A temperatura em Kota estava muito elevada (cerca de 41 ºC) e o ar condicionado do hospital estava desligado para impedir a propagação do vírus.

Fonte: IndiaMed Today/ReproduçãoFonte: IndiaMed Today/Reprodução

A visita dos familiares

Sabedores da situação, os familiares trouxeram com eles um climatizador elétrico. Porém, ao tentar conectar o aparelho, depararam-se com a ausência de tomadas, todas elas usadas nos equipamentos hospitalares, inclusive o ventilador mecânico utilizado por seu parente para respirar.

E foi justamente essa tomada que eles escolheram para desligar e conectar o seu climatizador. Sem se preocupar em consultar a equipe médica do hospital, fizeram a troca sem perceber que, após alguns minutos, o ventilador mecânico parou de funcionar quando encerrada a carga de sua bateria reserva de emergência.

O que aconteceu a seguir foi o que ocorre quando um paciente que necessita ser ventilado não recebe o tratamento: há uma queda na oxigenação que pode levar à falência dos órgãos. O alarme do monitor disparou e os médicos tentaram a respiração cardiorrespiratória, mas já era muito tarde. 

Segundo o dr. Saxena, o médico de plantão atestou que a morte do homem ocorreu como consequência do comportamento negligente e irresponsável da família. 

No entanto, afirmou o diretor clínico, "Criamos um comitê com o vice-superintendente do hospital, superintendente de enfermagem, equipe da ala de isolamento e diretor médico para registrar um relatório que detalha o que aconteceu."

Ironicamente, embora as queixas iniciais do paciente fosse dificuldades respiratórias, seu teste, revelado após a morte, deu negativo para covid-19.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: