Primeiras plantas com flor cresceram em ambientes tropicais

Primeiras plantas com flor cresceram em ambientes tropicais

Último Vídeo

Um estudo publicado na revista Nature Ecology & Evolution na semana passada com objetivo de reconstruir e contar a história da evolução das plantas com flores na Terra identificou a data e o local das primeiras angiospermas do mundo, ou seja, das primeiras plantas com flor a crescer no planeta Terra.

Chamado de A diversificação tardia e geograficamente heterogênea das famílias de plantas com flores e conduzido por cientistas e pesquisadores da Austrália e do México, o estudo revelou que o início do crescimento de plantas com flores no mundo começou há cerca de 140 milhões de anos.

Essa descoberta é tão significativa para a biologia que foi caracterizada pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney) como a responsável pelo “desencadeamento de uma das revoluções biológicas mais dramáticas da história do nosso planeta”, já que responde uma série de questões cruciais (que até então não tinham respostas) sobre data e a localização do crescimento do mais diverso tipo de planta na Terra, as angiospermas.

aA pesquisa incluiu um conjunto de dados de 238 calibrações fósseis de angiospermas, as maiores já montadas. (Fonte: Dr. Herve Sauquet / UNSW Sidney)

Os resultados

O pesquisador Hervé Sauquet, do Instituto Australiano de Ciência Botânica da UNSW, ligado ao Jardim Botânico Real de Sydney, é um dos principais autores do estudo. Ele foi o responsável pela análise de 238 fósseis de angiospermas. De acordo com o pesquisador, os fósseis estudados são as evidências mais importantes para o entendimento das questões evolutivas desse tipo de planta.

“Estudos anteriores dessa natureza usavam apenas 30 a 60 registros fósseis e queríamos aumentar esse número significativamente e estabelecer um padrão mais alto para a calibração fóssil, documentando todas as partes do processo", afirmou o pesquisador.

Outro principal autor do estudo é Santiago Ramírez-Barahona, que explica que agora a ciência tem a confirmação de que as angiospermas se originaram em ambientes tropicais.

aO novo estudo aparece na Nature Ecology & Evolution e examina a evolução das plantas com o passar do tempo. (Fonte: Dr. Herve Sauquet / UNSW Sidney)

Já segundo a professora Susana Magallón, também ligada ao estudo, a dominação das plantas floridas (cerca de 80% segundo a revista científica Britannica) se dá após a extinção dos dinossauros, cerca de 66 milhões de anos atrás.

Como explica a UNSW, os pesquisadores analisaram também a distribuição geográfica das plantas existentes, além das idades e como as diversas famílias de angiospermas foram distribuídas pelo mundo. O resultado é uma “árvore do tempo” com mais de 16 milhões de registros de plantas.

Confira a galeria de fotos de angiospermas do Jardim Botânico Real de Sydney, divulgadas pelos pesquisadores no link.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.