Belugas são apegadas à família e aos amigos, diz estudo

15/07/2020 às 02:001 min de leitura

Com suas cabecinhas de melão e as carinhas de quem sempre estão sorrindo, a gente sempre soube que as belugas eram fofas, não é mesmo? Mas um novo estudo somou uma camada extra de fofura a esses animais: eles são apegados à família e os amigos, criando laços fortes com os indivíduos que mais se identificam. 

Sendo mamíferos cetáceos — mesma família dos golfinhos —, não é de se surpreender que as belugas sejam animais bastante sociáveis e inteligentes. 

Elas têm grandes habilidades de vocalização e podem se comunicar de forma bastante complexa, nos grupos em que convivem. O que a pesquisa da Florida Atlantic University descobriu é que esses grupos podem ser muito grandes e incluir vários tipos de laços, desde o relacionamento entre mãe e filho, até a amizade entre dois "brothers" beluga.

É ou não é um bichinho muito simpático? (Fonte: Wikimedia Commons)É ou não é um bichinho muito simpático? (Fonte: Wikimedia Commons)

Sociedades complexas

O estudo analisou dados de outras pesquisas, que observaram vários grupos de baleias beluga por décadas, no Ártico. Dessa maneira, foi possível afirmar que os animais passam suas vidas na mesma comunidade em que nasceram, formando laços que, literalmente, são "para a vida inteira". Animais dessa espécie vivem cerca de 70 anos. 

As belugas "formam comunidades com indivíduos de todas as idades e ambos os sexos, que frequentemente contam centenas e, possivelmente, milhares [de baleias]", afirmou Greg O'Corry-Crowe, professor da Florida Atlantic University, que coordenou o estudo. 

Nas observações, os cientistas encontraram até amizades entre belugas e narvais (aquelas baleias que têm um chifre enorme que, na verdade, é um dente canino muito, muito grande), o que mostra que a sociabilidade dessas baleias cabeçudas e fofas vai além da própria espécie. Será que elas fariam amizade com nós, humanos?

Belugas fazem amizade até com narvais, outra espécie de baleia (Fonte: CBC/Reprodução)Belugas fazem amizade até com narvais, outra espécie de baleia (Fonte: CBC/Reprodução)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: