Cientistas calculam menor fração de tempo possível no Universo

15/07/2020 às 08:302 min de leitura

Físicos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, calcularam qual seria a menor unidade fundamental de tempo que poderia existir no Universo; e, para a grande maioria de nós, que está acostumada a entender a passagem do tempo em segundos, minutos e horas, o resultado ao qual o time chegou pode ser impossível de imaginar.

Tic-tac...

De acordo com Adam Mann, do site Live Science, os modelos teóricos desenvolvidos pelos físicos apontaram que o menor valor para a variação do tempo seria 1 milionésimo de bilionésimo de bilionésimo de bilionésimo de segundo, o equivalente a 10^-33 s. Para qual finalidade os cientistas investiram tempo e desenvolveram cálculos complexos para descobrir essa minúscula fração?

1 milionésimo de bilionésimo de bilionésimo de bilionésimo de segundo!1 milionésimo de bilionésimo de bilionésimo de bilionésimo de segundo.

Você já deve ter ouvido falar nos relógios atômicos. Basicamente, esses dispositivos consistem em aparatos que detectam a oscilação de energia de determinados átomos, como se a sua variação de energia fosse um pêndulo; portanto, permitem que a passagem do tempo possa ser medida de maneira extraordinariamente precisa.

Os relógios atômicos mais avançados que existem atualmente são capazes de aferir o transcorrer do tempo na ordem de 10^-19 segundos ou 1 décimo de bilionésimo de bilionésimo de segundo. No nosso dia a dia, pouco importa se não atingirmos esse nível absurdo de exatidão para contabilizarmos a nossa percepção de como o tempo passa, mas, quando se trata de estudar fenômenos na escala quântica, que avaliam o Universo no âmbito das partículas fundamentais, saber qual é a menor unidade de tempo possível faz toda a diferença, uma vez que discrepâncias nos valores poderiam levar os relógios atômicos a ficarem fora de sincronia e resultar em inconsistências nas medições.

Além disso, determinar qual é a menor fração de tempo concebível pode permitir a criação de um relógio atômico universal, que poderia ajudar no desenvolvimento da tão almejada Teoria de Tudo, que possibilitaria que a mecânica quântica e a Teoria da Relatividade finalmente fizessem as pazes e conversassem entre si. Isso porque a segunda, além de tratar das questões cosmológicas na escala de planetas, estrelas e galáxias, considera o tempo como uma "entidade" que pode ser comprimida, esticada e distorcida dependendo das circunstâncias; sendo assim, a definição de um "relógio universal" seria de grande ajuda.

Agora os físicos têm o desafio de encontrar uma forma de testar experimentalmente como medir essa fração de tempo tão ínfima. E será bem interessante ver como eles farão isso.

Cientistas calculam menor fração de tempo possível no Universo via TecMundo