publicidade

Crocodilos do tamanho de ônibus já povoaram a Terra

13/08/2020 às 06:002 min de leitura

Pesquisadores norte-americanos descobriram novas informações sobre um crocodilo pré-histórico que viveu entre 75 e 82 milhões de anos atrás. O estudo mostrou que o Deinosuchus era tão grande quanto um ônibus urbano e que podia ter até 33 pés de comprimento. 

A pesquisa foi realizada em 2018, mas foi publicada em agosto deste ano no Journal of Vertebrate Paleontology. O material trouxe detalhes sobre o caráter predador do animal. 

Para o Dr. Adam Cossette, autor do estudo, o crocodilo provavelmente aterrorizava os dinossauros que iam até a beira da água se hidratar. 

"Até agora, o animal completo era desconhecido. Estes novos espécimes que examinamos revelaram um bizarro, monstruoso predador com dentes do tamanho de bananas" declarou o pesquisador em um release à imprensa.

O crocodilo que tocava o terror

O gigante pré-histórico ameaçava outros dinossauros grandes. (Fonte: Tyler Stone)
O gigante pré-histórico ameaçava outros dinossauros grandes. (Fonte: Tyler Stone / Ilustração)

Originário da América do Norte, o Deinosuchus vem da mesma linhagem dos crocodilos gigantes que viviam no Cretáceo Superior. Ele é considerado um dos maiores animais do gênero crocodilo que já viveu na Terra. 

O Deinosuchus foi o maior predador do seu ecossistema, superando até os maiores dinossauros da sua era. Para se ter ideia, o estudo revelou marcas de mordida do animal em ossos de dinossauro e até em cascos de tartaruga. 

De acordo com os paleontólogos, o animal tinha o tamanho de cabeça e a força esmagadora de mandíbula ideais para caçar dinossauros. 

Ele não estava sozinho na família. A pesquisa aponta que existiram pelo menos mais duas espécies de Deinosuchus que viveram no oeste da América, de Montana até o norte do México, e ao longo da planície costeira do Atlântico,de Nova Jersey ao Mississippi.

A extinção da fera gigante

Ainda não se sabe o motivo da extinção da espécie. (Fonte: Journal of Vertebrate Paleontology)
A sua extinção é um mistério. (Fonte: Journal of Vertebrate Paleontology)

O Deinosuchus desapareceu antes da extinção em massa que aniquilou os dinossauros na era Mesozóica. Ainda não se sabe o motivo da extinção do animal e novos estudos são necessários para entender melhor o que aconteceu. 

"É um animal estranho. Isso mostra que crocodilos não são 'fósseis vivos' que não mudaram desde a era dos dinossauros. Eles evoluíram tão dinamicamente quanto qualquer outro grupo" declara o paleontólogo Christopher Brochu, co-autor do estudo. 

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: